Qual escolher? Meia Cana ou Amendoada?

A escolha das alianças é sempre um momento importante da fase dos preparativos do casamento. Afinal, é uma escolha para muitos anos e que convém que represente na máxima perfeição a relação e a personalidade do casal.

Alianças Amendoadas

As alianças de casamento amendoadas são parecidas, à primeira vista, com as alianças meia cana, pois o design exterior é arredondado em ambas as alianças. Contudo, as alianças de casamento amendoadas, no interior também apresentam uma pequena orla arredondada, mais subtil que no exterior, mas ainda assim apreciável. Esta forma torna-a mais confortável, dando a impressão de melhor adaptação ao dedo e o conforto no uso diário, detalhe que ambos os noivos agradecem.

Alianças Amendoadas

Alianças Meia Cana

As Alianças de meia cana são as que poderíamos caracterizar como mais clássicas, perfeitas para quem aprecia um toque mais tradicional. Sobre estas alianças é costume dizer-se que são alianças para  toda a vida. Em ouro ou em platina, podem incluir diamantes ou pedras preciosas, com cravação inglesinha, isto é, embutidos no metal cuja parte interna é plana e a externa apresenta o arredondado próprio duma meia circunferência. 

Alianças Meia Cana

Algumas Dicas na hora de escolher as vossas Alianças

1. Largura do dedo
O tamanho do dedo poderá determinar a largura da sua aliança.
Assim, se a medida do seu dedo é entre 8 e 12 (consulte o nosso guia de como medir), recomendamos uma aliança de largura de 3 milímetros. Caso o dedo esteja entre 13 a 19 recomenda-se uma aliança de 4mm, e para dedos de 20 em diante recomendamos alianças de 5mm de largura.
No entanto, há que referir que tudo depende do gosto de cada um. Existe noivos que apesar de terem uma medida de dedo pequena, preferem uma aliança mais larga mesmo assim.

2. Ouro branco ou Ouro amarelo?
Independentemente da cor, o importante no ouro branco ou no amarelo é que possuam ambos a mesma qualidade e sejam de 19,2 quilates. Em termos estéticos, poderão optar por escolher de acordo com o vosso tom de pele. Por exemplo, ouro branco para tons de pele mais escuros porque cria um maior contraste, e ouro amarelo para peles mais claras. Mas, mais uma vez, o que deve prevalecer no final é sempre o gosto de cada um.

3. Aliança Amendoadas ou Meia cana?
As alianças de meia-cana são aquelas a que poderíamos caracterizar como as clássicas - arredondadas por fora e planas por dentro. Esta linha é a mais indicada para quem pretende uma linha tradicional.
Como dito atrás, as alianças amendoadas são muito semelhantes às de meia cana. A única diferença é que no interior destas há uma pequena orla arrendondada. Há quem diga que esta forma a torna mais confortável, dando a impressão de melhor adaptação ao dedo e, por isso, seja mais recomendada para quem não está acostumado a usar anéis. 

4. Alianças iguais para os dois?
Antigamente era praticamente obrigatório que as alianças do casal fossem iguais. Atualmente essa tendência tem vindo a alterar-se e já existem modelos distintos para homem e para mulher.
Há noivas que preferem uma aliança mais feminina (com pedras ou com desenhos) e noivos que preferem algo mais sóbrio e simples. No entanto, neste caso, recomendamos que mesmo diferentes, convém que as alianças tenham um design semelhante e/ou que exista algum elemento de ligação entre ambas. Se as alianças representam um elo de ligação entre os noivos, convém que transmitam esse mesmo elo.

Alianças de Casamento

5. O tamanho
Questão super importante: O tamanho conta!
A aliança é um acessório que normalmente se usa diariamente e convém que o tamanho seja o correto. O ideal é que se ajuste perfeitamente ao dedo, com uma pequena margem de manobra para que possa ser facilmente girada sobre a pele.
Um truque: ao ser colocada, a aliança não deverá deixar espaço e não deverá criar pregas na pele do dedo.

6. O tipo de Acabamento
O acabamento polido brilhante é o mais tradicional, mas há noivos que gostam do efeito baço que dá a sensação de ter sido lixado para ficar com um aspeto áspero. Nestes casos, alertamos que com o tempo e a utilização, a aliança voltará a ganhar brilho. Recomendamos que não optem por efeitos muito trabalhados com a ideia de que vão riscar menos ou disfarçar os riscos porque isso não é verdade. Qualquer aliança pode ficar riscada. É normal, dado que serão usadas diariamente e nas mais diversas situações.

Alianças de Casamento

7. A gravação
Por último, é de referir a gravação das alianças, não apenas porque faz parte da tradição mas, principalmente, pelo significado sentimental que une o casal.
De preferência, recomendamos uma gravação curta e direta, como a data do casamento, o nome do casal ou as suas iniciais, em vez de algo mais extenso e, em consequência, menos legível. Podem também optar por uma frase curta, muito em voga. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se gostou destas dicas e pretende alianças maravilhosas para acompanhar a vossa vida a dois, explore o nosso site e aprecie as peças em ouro português, incluídas nas tendências atuais em joalharia.

Acompanhe também as nossas redes sociais para muita inspiração na hora de compor os seus looks do dia-a-dia e ficar a par de todas as novidades.