A Libra Esterlina é a moeda atual e oficial do Reino Unido
(Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).
A libra esterlina (devido ao padrão do ouro) é considerada a mais valorizada de todas, superando o euro ou o dólar.
A libra em ouro é uma moeda do Reino Unido e é uma das moedas em ouro mais comuns. Uma das características destas moedas é o facto de poderem ser usadas como reserva de valor para, eventualmente, poder ser usada no futuro, representando assim um ótimo investimento. Uma das possibilidades é adquirir anéis de libra ou meia-libra em ouro.


A história

A libra esterlina foi criada e entrou em circulação em 1561, durante o reinado de Isabel I.
A palavra libra (pound) tem origem no latim. Era, no passado, o nome que se dava a várias moedas que circulavam na Europa. Já a palavra esterlina deriva da palavra francesa antiga sterling que significava duro, forte, indestrutível.


Valor de comercialização

Varia em função do peso da peça e da cotação do ouro no momento. O esta de conservação e a data de emissão também são fatores que podem influenciar o valor a atribuir, sendo o estado de conservação o mais importante. Por exemplo, se a efígie ou os contornos estiverem danificados, a moeda em causa pode perder grande parte do seu valor. MAs note que, mesmo em casos desses, ela nunca valerá menos do que o seu peso em ouro. Como curiosidade, a libra Rainha Vitória é uma das mais procuradas pelos portugueses. 
Caso pretenda, nós avaliamos a sua peça e oferecemos o valor justo por ela.

 

Sabia Que?

As libras que representam o brasão são mais valorizadas relativamente às libras que representam o São Jorge devido à antiguidade das respetivas peças. Obviamente, como dito atrás, o estado e o peso é que ditam o valor final de determinada peça.
Também existe um retrato da rainha Isabel II sentada no trono e a ostentar uma coroa imponente e dois ceptros. Produzida em 1989 em comemoração dos 500 anos da primeira libra cunhada sob o reinado de Henrique VII.

Libras em ouro

Tabela técnica da libra

Para conhecer um pouco mais sobre a libra, reunimos algumas informações técnicas sobre esta moeda, fundamental nas relações comerciais no mundo. Veja abaixo uma pequena tabela explicativa.

Data da criação Ano 928 (quando o sterling foi adotado como moeda nacional)
Símbolo £
Abreviatura GBP
Notas disponíveis £5, £10, £20 e £50
Moedas disponíveis 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 50p, £1, £2 e £5