Se pretende vender algumas peças de Ouro Usado, a primeira pergunta que certamente lhe ocorre é "Quanto é que ele vale".

Os preços do ouro tendem a aumentar quando a economia está estagnada ou então quando há preocupações com a inflação. Quer se trate de anéis de ouro, brincos de ouro, colares, pulseiras ou correntes de ouro, se vender o ouro usado que já não utiliza conseguirá ganhar uns bons euros extra facilmente.

Para responder à sua pergunta, em primeiro lugar é necessário saber qual o grau de pureza do seu ouro usado. Se é de 10Kt, 14Kt, 18Kt, 19,2Kt ou de 24Kt. É também necessário que a peça seja examinada pelas marcas de ouro. Caso exista um pequeno desgaste no ouro, o valor cai um pouco mas, se for apenas uma peça banhada a ouro, então não valerá a pena vender.

Fatores que influenciam a avaliação de uma peça de ouro usado:

TIPO DE PEÇA: quanto mais pesada a peça, mais valiosa será (grama de ouro usado).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA PEÇA: se a peça não tiver amolgadelas ou riscos visíveis, mais dinheiro obterá por ela.

ANTIGUIDADE DA PEÇA: quanto mais antiga, melhor! Porém, se for para fundir o ouro, o preço baixa comparado com uma peça para revenda.

PUREZA DO OURO: a pureza é medida através dos quilates (Kt). Quantos mais quilates a sua peça tiver, mais pura e valiosa ela é.

Além deste fatores, o valor do Ouro Usado varia consoante a cotação diária do ouro, que é normal ter variação. Por exemplo, o preço do ouro hoje é diferente do preço dos dias imediatamente anteriores e é provável que o valor seja diferente amanhã. Na imagem abaixo pode consultar o valor da cotação do ouro ao longo dos anos e pode constatar que a tendência tem sido sempre a subir. 

Cotação do ouro