Experimente a Prata

A prata tem sido usada por diversas culturas ao longo da história como um metal valioso e precioso. Em Portugal, a prata é um material muito apreciado desde tempos bem antigos, tendo sido utilizada na produção de moedas, talheres, objetos decorativos e acessórios variados.
Não é preciso ir muito longe para comprovar a versatilidade e a beleza deste metal precioso. No site da Lusijoia encontra sempre diversos modelos de anéis, colares, pulseiras e brincos em prata que são verdadeiras obras de arte da joalheira. Confira alguns exemplos, mais abaixo nesta publicação!

Uma história impressionante

Assim como o ouro e o cobre, a prata é um metal que é utilizado na confeção de diversos materiais há mais de mil anos. A prata foi a base do sistema comercial romano, foi moeda de troca entre mercadores chineses, foi adorno para o povo mulçumano e foi explorada por mineiros na América Latina pelo povo Pré-Inca.

A história da prata em Portugal remonta à época dos romanos, que exploraram as minas de prata da região de Aljustrel, no Alentejo. Durante a Idade Média, a prata era usada principalmente na produção de moedas, que eram cunhadas em várias cidades do país.
No século XVII, com a criação da Real Casa da Moeda em Lisboa, a produção de moedas tornou-se mais organizada e padronizada. Foi também nesta época que a prata começou a ser usada na produção de talheres e outros objetos decorativos de luxo.
Entre as peças em prata mais valorizadas em Portugal encontram-se os centros de mesa, os castiçais, os bules e os serviços de chá e de café. Estes objetos eram frequentemente produzidos por ourivesarias de renome, como a Casa Leitão & Irmão, a Topázio e a Javali. Além das peças decorativas, a prata também é muito utilizada em objetos de culto religioso, como cálices, custódias e ostensórios. Estas peças são frequentemente encomendadas por igrejas e conventos e produzidas por ourives muito habilidosos.

Atualmente, a prata continua a ser um material muito valorizado em Portugal, sendo usada na produção de joias diversas, de talheres e de objetos decorativos. Embora já não seja tão comum como nos tempos antigos, a prata ainda é considerada um material de luxo e de prestígio, muito apreciada pelos colecionadores e pelos amantes de arte.

Hoje, o seu valor só é superado pelo ouro e, mesmo assim, é possível encontrar peças de prata com valor superior ao seu maior concorrente. Isto porque a prata é extremamente versátil e pode ser combinada com diversos outros materiais resultando numa joia única e espetacular.

Joias em Prata

Surpreenda-se com este metal

Descoberta no mesmo período histórico e, na altura, tão rara como o ouro, a prata é, atualmente, muito utilizada na alta joalharia na confeção de joias e acessórios maravilhosos.
Com a crescente subida no valor do ouro uma ótima ideia é aproveitar as peças de prata que têm um valor mais em conta e podem ser tão lindas e elegantes como qualquer outra peça. Afinal a prata vale muito!

Joias em Prata

Fusão da Prata com outros materiais

Não podíamos deixar de referir a beleza indiscutível da prata com diamantes. Este tipo de joia impacta pela sua beleza límpida, quase angelical.
Uma característica deste tipo de peça é o brilho intenso, chamativo e extremamente elegante.
A fusão da prata com pedras preciosas, em especial com as de tonalidades intensas, também permite criar joias maravilhosas. No site da Lusijoia, peças em prata adornados com pedras preciosas podem ser encontradas por um preço que encaixa, certamente muito bem, no seu bolso.
O acabamento em ouro também costuma ser um sucesso de vendas. Esta técnica consiste em dar um banho de ouro liquido em joias de prata, acrescentando mais uma camada de luxo e de beleza a um acessório que, por si só, já é fantástico.


A Prata tem valor

A realidade é que a prata ainda é vista como inferior ao ouro e, por isso, é evitada por algumas pessoas. Nesse sentido, a Lusijoia reafirma que todas as nossas joias de prata recebem o mesmo cuidado e atenção que o nosso restante stock de peças em ouro.

Acreditamos que o importante é realizar o sonho dos nossos clientes, adquirindo uma joia de valor internacional por um preço justo, independentemente do tipo de metal precioso de que ela é feita. A prata vale muito, sim, e a sua felicidade ainda mais!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------