Os Homens sempre usaram Jóias

Feitas de presas, garras, veias e pele, ou seja, feitas exclusivamente de materiais naturais eram as jóias para homem desde tempos remotos. Refletiam o poder do seu dono e também serviam como sinal distintivo ou um amuleto.
As jóias eram tão importantes que ganhavam um status de Totem – sinal de um clã, indicador da força dum guerreiro ou o desejo de ganhar a força dum animal para atacar um inimigo.
Quanto mais civilizada uma sociedade se tornava, maior importância ganhavam os acessórios, bem como os materiais para os fabricar. Era raro encontrar mulheres adornadas com estes objetos, mas nos homens o seu uso era muito comum. Para a nobreza, as jóias tornaram-se o símbolo do poder do monarca, indicador da sua riqueza e do seu direito ao trono. Escavações realizadas no Egito e na Mesopotâmia demonstram muito claramente este facto. Para os padres e os xamãs (curandeiros), os acessórios tinham um significado sagrado. Eles acreditavam que uma forma e materiais específicos contribuíam para a sua conexão com a divindade, o que lhes conferia poder. 

Na Idade Média

Na Idade Média, o uso de adereços era comum na corte, principalmente nos Reis, que preferiam jóias feitas em ouro e com pérolas. Significavam a conquista de terras, a história da sua coragem e, tal como nas eras passadas, usar jóias era uma demonstração de poder e de superioridade.

No século XV, as correntes de ouro com pesadas pedras preciosas eram muito apreciadas quer na Inglaterra quer na Itália.
O ouro, a prata, a platina e todos os tipos de pedras preciosas que decoravam as peças (colares, pulseiras, anéis e fivelas) demonstravam o status social de quem  as usava.

Jóias Masculinas

Factos marcantes do uso de jóias

  • Os árabes furavam as orelhas porque acreditavam que isso ajudava a melhorar a visão;
  • Um jovem marinheiro ganhava o direito a usar um anel depois de atravessar a linha do Equador;
  • Os artilheiros usavam brincos para salvar a audição. Eles prendiam tampões de cera nos brincos que usavam;
  • Se um pirata morresse em terra, os seus brincos serviam para pagar o funeral.

Na Idade Contemporânea, as jóias foram trocadas por perucas, calçado ostensivo, folhos, meias de seda, lenços, etc. A nobreza, porém, continuou a usar jóias – que aumentavam ou diminuíam de tamanho de acordo com momentos específicos e o teor dos mesmos.
No Renascimento, a jóia masculina foi elevada ao patamar de obra de arte, até porque o momento era de grande florescimento cultural. E não havia a ideia de que os homens não se enfeitavam, muito pelo contrário, eles, principalmente os aristocratas, cobriam-se de muito brilho, usando muitas jóias no pescoço, braços e mãos.
No segundo período do século XIX, houve poucas mudanças na indumentária feminina, porém, foi o auge para a moda masculina. Enquanto Paris ditava as regras femininas, a Inglaterra dominava na moda masculina.
Nos anos 20, as jóias masculinas voltaram a ser muito utilizadas, em especial em abotoaduras, prendedores ou em alfinetes cravejados de diamantes e muito usados nas gravatas. O uso de anéis também voltou em força.

Na nossa Era

A partir dos anos 60, no calor de diversos movimentos sociais que questionavam os valores pré-estabelecidos, os homens deixavam o cabelo crescer e adotaram todos os tipos de jóias como acessórios. Deste então, esse hábito tornou-se cada vez mais comum.
Atualmente, seja nos pulsos, nos joelhos, no pescoço ou nos dedos, as jóias masculinas são cada vez mais procuradas pelos homens. Para homens mais vaidosos e estilosos isto já não é uma novidade, pois já estão acostumados a usarem anéis, braceletes e colares. Lenny Kravitz é um claro exemplo disto. Em toda a sua trajetória como cantor Lenny Kravitz sempre utilizou muitos acessórios masculinos. Desde o piercing no nariz (sua marca registada), ele usa brincos, anéis, pulseiras e muitos colares.
Além de significar estilo e expressar a personalidade, as jóias masculinas também servem como ostentação para alguns homens, como é o caso dos rappers americanos. Cheios de correntes feitas de ouro e cravejadas de diamantes, algumas peças chegam a valer milhões de dólares. Kanye West tem até a sua própria linha de jóias que são vendidas na Colette, uma famosa loja parisiense.

Jóias Masculinas

Expressam estilo e personalidade

Os homens abraçaram o uso de jóias e ganham cada vez mais notoriedade entre os consumidores deste segmento.
O homem atual usa as jóias para se destacar num grupo, ser olhado de forma única e mostrar força, atitude e personalidade. Com isso ele está a dizer que não é apenas mais um...
Os homens costumas ser muito precisos e originais nas suas escolhas!
Geralmente, optam por qualidade e conforto. 
Tem havido um intercâmbio do porta jóias feminino para o masculino. Peças antes tidas como delicadas, ganham uma leitura sóbria e discreta, com a utilização do ouro negro e com pedras em tons esmeralda. Afinal, o homem está moderno, porém continua, pelo menos a maioria deles, a prezar a discrição, mas sem abrir mão de algo diferente. Além disso, peças versáteis que desafiam a precisão também são um atrativo em potencial para olhos masculinos mais apurados.

Jóias Masculinas

Jóias Masculinas

5 jóias masculinas mais usadas pelos homens

Como vimos antes, usar jóias sempre foi coisa de homens - sim! E atualmente, esta tendência tem sido impulsionada por homens vaidosos, que alimentam o apreço pela própria imagem e onde vemos um resgate das origens. Quando o homem atual procura diferenciar-se dos demais, destaca-se recorrendo ao uso de jóias. 

1 - Relógios
A maioria dos homens costuma investir num relógio poderoso e de marca. Se é um homem vaidoso, provavelmente tem um para o dia-a-dia e outro para ocasiões mais especiais. Talvez um Apple Watch se for do tipo mais empreendedor. O relógio tem o poder de elevar qualquer produção masculina e deixá-la ainda mais charmosa e sofisticada. Além disso, muitos relógios também determinam um pouco sobre a personalidade do homem, além de demonstrarem status.

2 - Correntes e Colares
Na linha dos colares, nada de querer competir com os rappers! O ideal é usar correntes ou colares um pouco mais discretos para não deixar a produção "too much". Muitos homens adoram usar colares com medalhas de proteção (de santos ou com crucifixos). Uma corrente de ouro amarelo fica perfeita com camisa ou até mesmo com uma simples t-shirt.

3 - Anéis
Com exceção da aliança, usada para representar um compromisso com outra pessoa, existem diversas formas de usar anéis. Além disso, atualmente a variedade de anéis masculinos é muito vasta. Muitos homens gostam de usar modelos lisos e simples. Por exemplo, Emannuel Macron - atual presidente da França - usa a sua aliança de casamento na mão esquerda e na mão direita usa uma outra aliança lisa. 

4 - Pulseiras
As pulseiras e braceletes masculinos também estão em alta. As pulseiras masculinas devem ser usadas bem justas ao pulso podendo ser complementares ao relógio. Uma bracelete de metal fica perfeita num look informal e desportivo ou combinada com um fato de executivo. As pulseiras darão o charme necessário aos seus pulsos.

5 - Brincos
Não são todos os homens que gostam de usar brincos, por se tratar de acessórios que ficam completamente visíveis. Além disso, existem ambientes corporativos que não permitem o uso de brincos nos homens. Mas, se você não tem este tipo de problemas, invista nos modelos pequenos para obter um look moderno e sofisticado. Muitos homens gostam de pontos de luz, seja de brilhantes, zircónia ou até mesmo o ponto de luz preto que está super na moda. O cantor Luan Santana é um super adepto de brincos com pedras pretas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se gostou destas dicas e quer peças maravilhosas para impactar quando chega, navegue um pouco pelo nosso site e aprecie as jóias masculinas que fazem parte das tendências atuais.

Além disso, acompanhe as nossas redes sociais para muita inspiração na hora de compor os seus looks!