Previsão do ouro em alta para 2023

O ouro registou uma forte valorização no final de 2022 perante a expectativa de arrefecimento da inflação, ao mesmo tempo que a China continuou a aliviar as rígidas restrições da sua política Covid Zero. Desde o início de novembro do ano passado, os preços do ouro já subiram quase 13%.
Os mercados continuam a refletir os últimos dados económicos dos EUA, que mostraram uma desaceleração maior que a esperada na inflação e nos gastos com o consumo. Esses dados podem reduzir parte do fardo do Federal Reserve (FED - banco central dos EUA), permitindo assim reduzir o ritmo das altas taxas de juros que se têm vindo a verificar.

No final de 2022 os analistas partilharam as suas projeções para 2023 e, entre as previsões mais surpreendentes encontrava-se a do Saxo Bank, afirmando que o ouro atingirá os 3000US$ / onça, o que representará uma subida de mais de 60% em relação a 2022.
O diretor de estratégia desse banco (Ole Hansen) acredita que os preços do ouro poderão até superar os 3000US$ / onça, devido à mentalidade de “economia de guerra” que torna o ouro mais atraente para as reservas estrangeiras, com os estados a investirem em segurança nacional e aumentando a liquidez global. Este otimismo do Saxo Bank relativamente ao ouro também se baseia na expectativa de que o dólar enfraquecerá em 2023, após ter tido um excelente ano de 2022.
O lingote de ouro poderá então continuar a sua ascensão em 2023, caso a economia global desacelere e os bancos centrais adotem uma postura mais flexível para a política monetária, sobretudo nos EUA. Isto, juntamente com uma maior reabertura da China, poderá impulsionar o ouro em aproximadamente 10%.

A procura mundial de ouro atingiu em 2022 o nível mais elevado desde 2011

A procura de ouro atingiu mais de 4 700 toneladas em 2022, o que representou um aumento de 18% em relação a 2021. 
A grande surpresa foi a procura a recorde dos bancos centrais, que atingiu o nível mais alto dos últimos 55 anos, tendo, só no segundo semestre do ano, gerado compras de mais de 800 toneladas. Durante o ano passado, a procura de ouro por parte destas instituições duplicou, atingindo mais de 1 100 toneladas,  comparadas com as 450 toneladas do ano anterior.
O ouro é muito valorizado pelos bancos centrais, que o utilizam como uma reserva de valor a longo prazo, porque se comporta bem em tempos de crise, servindo de contramedida para a inflação. As compras de barras e de moedas de ouro mantiveram-se, continuando a atrair investidores em vários países. No total, os investimentos em barras e moedas totalizaram mais de 1 200 toneladas.


Ligeira quebra no setor da joalharia e da tecnologia

Os setores da joalharia e da tecnologia registaram uma leve quebra na procura, caindo até 7% no ano passado.
A desaceleração da procura no setor tecnológico é explicada principalmente pela persistência de problemas na cadeia de abastecimento desde a pandemia Covid19, com a desaceleração económica global a impactar a procura por parte dos consumidores.
Relativamente às joias de ouro, os mercados da Índia e da China desempenham um papel central. Tradicionalmente neste país, as famílias aproveitam os casamentos e outras celebrações para converterem parte das suas poupanças em lingotes ou colares, anéis, pulseiras e outros objetos de ouro, pois este tipo de investimento continua a ser um porto seguro.
Até dezembro do ano passado a China manteve em vigor uma política sanitária muito rigorosa, a que chamaram Covid-Zero, que impôs testes de despiste a toda a população, uma monitorização rigorosa das suas movimentações e ainda confinamentos e quarentenas obrigatórios no caso de novos casos aparecerem. De resistar que o abandono desta política desencadeou, desde então, um forte aumento dos casos de covid na China. A consequência foi uma quebra de 15% na procura de joias na China e um recuo de 24% dos investimentos em ouro e em moedas.

Procura de ouro aumenta em 2023

Conclusão

O preço do ouro deverá continuar em alta neste ano, graças a mudanças de postura do FED (banco central dos EUA) e à melhoria do sentimento de risco em volta da economia chinesa. Tudo aponta para uma procura bem robusta de ouro por parte dos bancos centrais em 2023.
Excelentes razões para investirmos em ouro, seja sob que forma for, não concorda?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

A Lusijoia

Na Lusijoia estamos em constante atualização, portanto, as tendências de joias para 2023 já estão na nossa loja online e na nossa loja física esperando por si para as experimentar. Note também, que todas as nossas peças se encontram devidamente contrastadas pela INCM o que certifica a procedência do ouro das nossas joias. Por isso, aqui pode comprar até de olhos fechados!

Além disso, disponibilizamos diferentes formas de pagamentos e, se tiver qualquer dúvida, fale connosco ou peça uma chamada para si, aqui mesmo no nosso site. Nós ligamos para si!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------