7 motivos para querer as suas alianças em ouro português 

As alianças de casamento são um símbolo de compromisso, amor, união e cumplicidade entre dois apaixonados.

As alianças de 19,2 quilates são constituídas no mínimo por 80% de ouro, correspondendo o restante a outros metais. Este toque corresponde ao denominado “Ouro Português”. Note que não é comum que as alianças tenham 100% de pureza pois esse metal é muito maleável e a jóia ficaria muito frágil. Por isso, esta seria a escolha ideal!

Tal como o vestido de noiva, também as alianças de casamento são um elemento fundamental quer no look nupcial quer n na cerimónia em si. O momento em que, em pleno altar, o casal troca as alianças e oficializa o seu amor é único. Por isso, é essencial acertar na escolha desta importantíssima jóia. Aqui, são vários os aspetos a ter em conta, como a morfologia da mãos e dos dedos mas, ainda mais importante, a qualidade e durabilidade do material escolhido.

 

Alianças de casamento

 

Alianças de casamento

1. As alianças de 19,2K são feitas de ouro português, um metal lindíssimo, resistente e maleável, tal e qual um casamento duradouro.

2. Duram mais! Ou seja, as alianças de qualidade estarão consigo por muito mais tempo para testemunharem o vosso Amor.

3. Permanecem bonitas por mais tempo. O ouro português é um metal que não oxida, portanto, a melhor opção para as suas alianças.

4. Não sofrerão com a ação do tempo. As peças feitas em ouro português conservam-se por muito tempo. Depois de alguns anos poderá notar que a peça fica um pouco mais envelhecida, mas isso é apenas sujidade e um joalheiro poderá polir a peça e deixá-la exatamente como nova.

5. São mais confortáveis e maleáveis. As alianças de 19,2K irão adaptar-se muito melhor ao seu dedo do que as feitas com outros materiais de qualidade inferior.

6. Representam o começo de uma nova união que desejamos ser duradoura. Assim sendo, optar por jóias de qualidade mostra o quanto você se importa com a sua relação e deseja que ela também seja duradoura.

7. São o símbolo do compromisso assumido. Por isso, nada melhor do que eternizar esse momento especial com um par de alianças únicas que você até personalizar como sempre sonhou. Para isso, invista em alianças personalizadas em Ouro Português, o que tornará a sua celebração ainda mais especial.

A escolha das alianças de casamento é uma das grandes etapas no processo de organização de qualquer casamento. É importante saber escolher entre as várias opções existentes. Atualmente, existem várias possibilidades… e esta pode, realmente, ser uma escolha difícil. Na Lusijoia estamos totalmente disponíveis para responder às questões que os noivos colocam quando iniciam a procura das alianças e dar resposta a todas elas.


Diferenças entre as alianças de 19,2 quilates (ouro português) e as outras

Se há altura em que, mesmo quem não liga muito a peças em ouro, acaba por interessar-se, é na fase do casamento. Os noivos dirigem-se então a uma ourivesaria para escolher as alianças que vão trocar no seu grande dia. Por norma, escolhem pela forma, pela largura, pelo tom e também pelo preço. Mas muitos não se questionam sequer em relação aos quilates que tem cada uma das alianças, e que justifica grandes diferenças de preço para peças aparentemente iguais. As alianças de 19,2 quilates conseguem manter a cor bonita durante muito mais tempo e são bem mais resistentes a riscos. É verdade que na loja e a olho nu, podem parecer rigorosamente iguais a peças com menos quilates. A explicação é simples: as alianças compostas por menos ouro levam uma camada de ródio para ficarem com uma cor mais bonita e próxima às alianças que têm na sua composição uma maior percentagem de ouro. Mas notem que esse embelezamento vai saindo com o tempo. A realidade é que nas alianças feitas com menor percentagem de ouro o componente liga é muito superior ao componente ouro e isso refletir-se-á na beleza da aliança, mais tarde ou mais cedo e terão tendência para oxidar mais facilmente que as alianças de 19,2 quilates. Em resumo, as alianças precisam de ser fabricadas com um ouro de boa qualidade (Ouro Português) e serem confortáveis para quem as usa. Além disso, de nada adiantará optar por um material de mais baixa qualidade e depois pensar em trocar (perderá o significado) ou pior, ficar descontente com a compra a médio prazo.


Como saber se as alianças são boas?

Para que consiga aferir se a aliança tem qualidade, precisa de ficar atento a alguns detalhes. Em primeiro lugar, compre sempre as suas jóias em lojas especializadas. Nesse sentido, vale a pena investir um pouco mais e ir a uma joalharia com loja física. Ou então comprar em lojas online que vendem alianças de qualidade. Um dos sinais de que o ouro é legítimo está no certificado que você recebe junto com a peça. As alianças com boa procedência possuem também no seu interior o indicativo de quantidade de ouro. 
Também pode usar um íman para atrair a peça. Caso a aliança seja feita com muita liga metálica, ela será atraída pelo íman. Agora, se a peça for de Ouro Português, o íman não terá nenhum efeito sobre ela.

 

Alianças de casamento


Optar por uma aliança Clássica ou Moderna?

A resposta é: depende! Varia consoante o gosto dos noivos. A escolha pode ir das mais clássicas e tradicionais, lisas e polidas em ouro amarelo ou optarem por alianças com texturas, pedras, bicolores ou até com formatos diferentes. Apesar de hoje em dia o leque de opções ver muito variado, a tendência na escolha mantém-se… a escolha das alianças de ouro 19.2 k (Ouro Português), modelo clássico, tradicionais, arredondadas e polidas continua a ser a escolha número 1.

 

Alianças de casamento

Curiosidade: A história da aliança de casamento e a origem da tradição

A tradição do uso de alianças de casamento tem uma origem muito antiga. Entre as várias teorias que explicam a origem da aliança de casamento, a versão mais conhecida é que tudo começou com os povos hindus e os egípcios há cerca de 3000 anos a.C.. Eles recorriam a anéis para simbolizar a aliança entre casais e para simbolizar a união entre um homem e uma mulher. Ou seja, eles acreditavam que o anel, por não ter fim, seria uma boa representação de uma união eterna.
A aliança de casamento simboliza, até aos nossos dias, a união e demonstra o amor que ambos sentem. Repleta de simbolismo, a aliança de casamento é usada na mão esquerda porque os gregos acreditavam que no terceiro dedo dessa mão existia uma veia que ia direita ao coração.

Temos para si uma vasta coleção de alianças de casamento com diferentes estilos, cores, com e sem pedras preciosas e que vão desde um design mais tradicional até um design mais arrojado.