Artesãos de Caramujos

A arte dos caramujos na joalharia portuguesa é uma técnica que remonta a tempos bem antigos, sendo utilizada desde o período romano.
Os caramujos são moluscos marinhos que têm uma concha dura e resistente, que pode ser utilizada para fazer joias e outros objetos decorativos.
Em Portugal, esta técnica é comum nas regiões costeiras, especialmente na região de Algarve. Os artesãos utilizam principalmente as conchas do caramujo rosa, que é bastante comum nas águas do Mediterrâneo.

Para criar as joias, os artesãos começam por limpar e polir as conchas para realçar a sua beleza natural. Em seguida, cortam-nas em formas diferentes, como por exemplo, em formato de gota ou com uma forma oval, para criar brincos, colares, pulseiras e anéis.

A joalharia com caramujos é muito apreciada, sendo considerada uma das marcas da cultura portuguesa. É também uma bela forma de valorizar o que a natureza tem de melhor, transformando materiais naturais em objetos de beleza incomum e enorme valor cultural.

Peças Icónicas

Os Caramujos são das peças mais representativas e icónicas da ourivesaria portuguesa.
Consiste numa técnica conhecida por utilizar esmalte para colorir as joias tradicionais lusitanas, que pode ser utilizada em brincos, colares e anéis, mas também é utilizada para decorar brincos à rainha, corações de Viana, cruzes, entre vários outros exemplos.

O recurso ao uso de esmalte para trazer novas cores às joias de ourivesaria portuguesa é uma prática antiga e os Caramujos são uma das peças mais representativas desta arte, como é o caso deste belo colar com sete caramujos da Lusijoia. Trata-se de um colar com caramujos e flores esmaltadas que apresenta caramujos e flores como elementos decorativos, com as flores esmaltadas em vidro colorido e o colar fabricado em prata dourada resultando numa peça bastante delicada e bonita, valorizada quer como um objeto de arte quer como um item de moda.

Os Caramujos são moluscos com uma concha em espiral, e a aplicação de esmalte representa uma técnica de decoração em que uma camada fina de vidro colorido é fundida ao metal.


Uma tradição mundial

Os colares com caramujos têm uma longa história e tradição em diversas culturas ao redor do mundo. Em algumas sociedades africanas, estes colares são usados como símbolo de status e de riqueza, enquanto noutras culturas, são usados como talismãs para proteção individual.

Na cultura iorubá, por exemplo, os colares com caramujos são chamados de "Eleke" e são usados como símbolo de conexão espiritual com os orixás. Cada cor de caramujo representa um orixá específico e o Eleke é usado como uma forma da pessoa se conectar com as entidades divinas.

Na cultura havaiana, os colares com caramujos são chamados de "Lei niho palaoa" e eram usados pelos chefes como símbolo de status. Esses colares eram feitos com dentes de baleia e caramujos e eram usados em cerimónias importantes e em eventos especiais.

Em algumas culturas nativas americanas, os colares com caramujos eram usados como amuletos para proteção e como símbolo de conexão com a natureza. Esses colares eram feitos com caramujos encontrados em rios e lagos locais e eram muito usados em cerimónias espirituais.

Em resumo, os colares com caramujos têm uma longa história e bastante tradição em várias culturas ao redor do mundo e são muito valorizados pelo seu significado simbólico e espiritual.

 

Caramujos na Joalharia

O que achou desta bela tradição bem portuguesa mas com relevância em todo o mundo?
Mantenha vivo o conceito a par das linhas tradicionais da joalharia portuguesa e obtenha já o seu pedaço de história!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------