Homens rendem-se aos fios e colares

Na antiguidade existem registos de colares desde as primeiras civilizações e, acredita-se, que este acessório tenha sido inventado ainda antes da invenção da escrita. Os primeiros exemplares eram feitos de sementes, pedras e dentes de animais. Em algumas civilizações, inclusivamente, usar um colar servia para afirmar o status sócio-cultural da pessoa, que ostentava ali os seus títulos, poder ou feitos alcançados.

Com o passar do tempo e a valorização crescente de metais como o ouro e a prata, a história foi mudando e a ideia de objeto de valor foi sendo incorporada aos colares.
Há alguns anos atrás, os colares eram uma peça usada, essencialmente, pela classe feminina. A exceção, claro, assentava nos colares de temas religiosos e familiares, como é o caso dos crucifixos e escapulários que sempre foram muito populares entre os homens. A diferença é que antes era um acessório usado na parte de dentro da camisa, quase como um amuleto da sorte e hoje é usado com orgulho na parte de fora e quanto maior - melhor.

Um sinal de distinção

Um dos colares que se popularizaram entre os homens há algumas décadas atrás, forma as chamadas Dog Tags ou chapas de identificação militar, influenciada diretamente pelas guerras, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O colar com duas chapas de metal continha informações vitais sobre os combatentes e o propósito era facilitar a identificação dos soldados mortos ou feridos. Na década de 90, passou a ser uma peça de moda, muito influenciada pelos rappers norte-americanos, que, já agora, continuam a ser grandes responsáveis pela popularização e tendência dos colares masculinos. 

Nos dias de hoje, os colares estão cada vez mais presentes no visual masculino e são excelentes opções para completar o visual com estilo e um grau de modernidade.

E agora? Está a pensar adicionar um fio ou colar ao seu look? Então aconselhamos a que reflita um pouco sobre qual o tipo que irá combinar melhor consigo e com o seu estilo.
A sintonia é indispensável para ser um match de sucesso e para o fazer sentir-se super-confiante ao usar o fio ao colar.

Colares de Homem

Colares de Homem

 

Como e Quando usar?

Se, por exemplo, tiver um visual mais desportivo, opte por fios mais finos com pingentes de inspiração marítima, como âncoras ou lemes. Se o seu visual for mais despojado e casual, pode optar por usar colares mais largos ou fios mais grossos com pingentes mais sofisticados e detalhados. Se tem um estilo mais clássico, então não arrisque e opte por usar um modelo mais conservador, mas sempre intemporal e bonito ao mesmo tempo.
Note que usar um colar ou um fio, sobretudo de ouro ou prata, é uma ótima opção para incrementar o look ou até para mudar o visual por completo, mas, se não é bem planeado ou se não se identifica, pode acabar por deixar o seu visual sobrecarregado ou fazê-lo sentir-se desconfortável.
Equilíbrio e bom-senso são essenciais, desde a seleção dos colares ou fios que vai usar, passando pelo tamanho que vão ter e se vão (ou não) ter pingentes.

Os colares largos e fios mais grossos podem ser uma boa opção para quem tem o pescoço mais fino, acrescentando algum volume nessa região. Se, pelo contrário, tem um pescoço mais grosso, opte por usar fios mais finos e menos ostensivos.

O Homem pode tudo!

Pretende usar mais de um colar ou fio?
É fantástico poder (e querer) brincar com os tamanhos, misturar tipos e estilos, adicionar pingentes e investir na criatividade. Há alturas em que mais...é mesmo mais!
O uso de colar é muito pessoal e, geralmente, está ligado ao estilo de roupa que a pessoa gosta de usar, à música que ouve e, muitas vezes, às pessoas com que se dá e aos círculos em que se move. Mas nada impede que queira ter o seu estilo muito próprio e que o queria assumir na totalidade, mesmo que seja diferente e sobressaia pela diferença.
O colar masculino é dos acessórios mais consagrados da atualidade e é uma das peças que mais destaque consegue acrescentar ao look.

Motivos não faltam para valorizar os colares masculinos e - se ainda não for o caso - começar a sentir o gosto e a compulsão para os usar no dia-a-dia.
Não tenha medo de mostrar e fazer refletir a sua personalidade!

Colares de Homem

-----------------------------------------------------------------------------------------------------