A cor do Ouro 

Sabia que as diferentes cores do ouro são obtidas através da mistura do ouro puro com outros metais preciosos, como o paládio, a prata ou o cobre?
Saiba tudo sobre este tópico no nosso artigo "A arte de colorir o Ouro".


Ouro Amarelo

Esta é a cor mais tradicional que os casais mais adotam na hora de casar. Até há alguns anos atrás, praticamente todos os casais se decidiam pelo ouro amarelo, talvez por ser a cor a que mais associamos o casamento. No entanto, cada vez mais casais jovens estão a selecionar opções em ouro branco ou eu ouro rosa. É a cor naturalmente dourada do ouro sem liga com outros elementos.

Ouro Branco

O ouro branco costuma, na maior parte das vezes, ser um requisito do homem, para que a aliança combine melhor com os seus relógios. E, convenhamos, mesmo não sendo a cor de alianças mais pedida, elas ficam simplesmente lindas! E dá aquele toque de modernidade, não acham?
Para se obter esta coloração do ouro, acrescenta-se ao ouro puro metais como o paládio e a prata e para lhe aumentar o brilho e acentuar o branco, dá-se um banho de ródio.

Ouro Rosa

O ouro rosa era muito usado no século passado, na década de 20. Mas o facto é que esta cor (tal como toda a moda é cíclica)  a tendência está de volta e muitos casais jovens elegem esta cor, em modelos de design repaginado e mais moderno. Trata-de da cor ideal para, por exemplo, mulheres que gostam de combinar a sua aliança com outras jóias.
O cobre é o principal elemento da liga na cor do ouro rosa, pois ajuda a avermelhar o ouro puro, que é, por si só, naturalmente dourado. Usado doses precisas de cobre conseguem-se diferentes tonalidades de rosa, que vão do vermelho intenso ao rosa mais suave.

Cor do ouro e das pedras nas alianças


A simbologia das Pedras nos Anéis e Alianças de casamento

Há casais que preferem colocar pedras preciosas nas suas alianças, quer seja nas duas, quer seja em apenas numa delas. Mas sabia que cada pedra tem um significado especial? Veja abaixo alguns exemplos.

Pérola

Trata-se duma pedra redonda e com uma cor clara. Por esse motivo, simboliza a pureza do amor existente entre o casal!
Representam ainda a feminilidade e a criatividade.
Sabia que esta pedra tão linda e tão delicada é produzida naturalmente, durante o processo de calcificação de corpos estranhos que invadem as conchas dos moluscos. Representa a forma que as ostras possuem de se protegerem desses materiais. Imaginava que corpos invasivos pudessem formar algo tão belo?  

Diamante

Segundo a tradição, os diamantes representam a fidelidade, amor eterno e a solidez no casamento. Talvez derivado a ser uma das pedras mais resistentes e transparentes encontradas na natureza. É o símbolo da durabilidade e da constância, sendo portanto, perfeita para representar o amor eterno, o compromisso e a fidelidade entre duas pessoas. O seu brilho translúcido também é ligado à verdade, à pureza e à perfeição.
Trata-se duma das mais belas e preciosas criações da natureza. Valioso e desejado, é perfeito para criar joias incríveis para marcar momentos inesquecíveis da sua vida, como o pedido de casamento.
Poderá saber ainda mais sobre diamantes clicando aqui.

Rubi

Já os rubis, ao contrário das esmeraldas, é uma pedra que tem vindo a conquistar algum destaque nas alianças. Trata-se duma pedra vermelha e simboliza, tal como a cor, o amor eterno e a paixão entre o casal. Esta pedra é uma das mais raras e preciosas e sempre foi considerada fonte de muita energia. É associada à estimulação, à motivação e ao amor, bem como à saúde e aos sentimentos. Algumas marcas, colocam o rubi na parte de dentro da aliança para proteger o amor entre o casal. Uma ideia linda e muito original, não concorda?

Safira

É uma belíssima pedra azul e representa a estabilidade mental e a sabedoria. Não é muito comum, mas existem casais que a elegem para os acompanhar ao longo da vida. Trata-se duma pedra com um tom de azul único, como um céu noturno. Apesar da sua profundidade, ela transmite muita serenidade, havendo quem a compare à quietude da noite. É muito simbólica para quem valoriza a tranquilidade e pretende afastar energias negativas. Uma joia contendo a safira é eterna, passa de geração em geração e faz com que quem a possui se sinta poderoso e confiante, marcando um momento tão especial na sua vida.

Esmeralda

Apesar se ser uma pedra muito apreciada, não é muito usada em alianças de casamento. O significado passa por lhe atribuirem felicidade, equilíbrio, serenidade e também em ter a capacidade de afastar as energias negativas. É também uma das referências de sofisticação, de elegância e de beleza e remete a fortes sentimentos de afeto por algo ou por alguém. Simboliza a jovialidade, além de ser associada à calma e ao bom humor devido à sua limpidez e brilho suave. 

Cor do ouro e das pedras nas alianças

Poderá ficar a conhecer melhor o significados destas e de outras pedras no artigo do nosso Blog "Os Signos e As Pedras Preciosas".

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

A Lusijoia

Na Lusijoia estamos em constante atualização, portanto, as tendências de joias para 2023 já estão na nossa loja online e na nossa loja física esperando por si para as experimentar. Note também, que todas as nossas peças se encontram devidamente contrastadas pela INCM o que certifica a procedência do ouro das nossas joias. Por isso, aqui pode comprar até de olhos fechados!

Além disso, disponibilizamos diferentes formas de pagamentos e, se tiver qualquer dúvida, fale connosco ou peça uma chamada para si, aqui mesmo no nosso site. Nós ligamos para si!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------