Diamantes ou Zircónias? Entenda as diferenças!

Ambas muito utilizadas na confeção de jóias, a semelhança entre estas pedras pode confundir quem não tem experiência na identificação destes materiais. Embora muito parecidas, saber distingui-las é fundamental para não ser enganado por alguém de má-fé.
Embora sejam bem parecidos, a principal diferença entre a zircónia e o diamante é que a zircónia é um mineral sintético e o diamante é um mineral natural.
Retirado do carbono que se forma debaixo da terra, o diamante tem uma origem totalmente natural. A formação deste mineral acontece a partir de atividades que envolvem temperaturas e pressões altíssimas, como erupções vulcânicas e movimentos das placas tectónicas. Estima-se que os primeiros diamantes da Terra se formaram há mais de 2 biliões de anos. A raridade dos diamantes faz com que sejam muito cobiçados para a confecção de jóias.
A zircónia natural incolor é extremamente rara de se encontrar na natureza. O material utilizado para a fabricação de jóias é, normalmente, a zircónia cúbica, uma pedra artificial desenvolvida em 1976. No entanto, as características desta pedra assemelham-se ao diamante. Por ser produzida em laboratório, pode ser criada para imitar outras gemas como o rubi, a esmeralda, a safira ou a ametista.

A maior diferença entre os diamantes e as zircónias está no preço do quilate. Enquanto o primeiro, por ser muito raro na natureza, possui o valor muito mais elevado por quilate, o segundo, cuja produção é artificial, é bastante menor. A diferença aumenta conforme os quilates são adicionados à peça. 

O diamante é o material mais duro encontrado pelo homem na natureza. Esta característica, inclusivamente, está presente no seu nome: a palavra diamante tem origem em adamas, que em grego significa indestrutível. Na escala de Mohs, que quantifica a dureza dos minerais, alcança o grau máximo de 10. Isto significa que só pode ser arranhado por outro diamante. Por esta característica, estas pedras preciosas também têm utilidade na indústria para desgastar e cortar outros materiais.
Já a zircónia cúbica alcança apenas 8,5 Mohs. Assim, por não possuir a mesma durabilidade, estas pedras podem registar riscos conforme o tempo de uso. Embora seja completamente normal que isso aconteça devido ao uso constante, esses pequenos danos vão deixando a pedra com menos brilho.

 ZÍRCÓNIA CÚBICA

Zircónias cúbicas

 

DIAMANTE

Diamantes

Em resumo, mesmo que muito parecidas visualmente, a origem e as características da zircónia tornam-na um material bastante inferior ao diamante.


As diferenças visuais 

As diferenças entre a zircónia cúbica e o diamante são muito difíceis de identificar visualmente em pedras de 0,9 mm e 1 mm, consideradas pequenas. As desigualdades, no entanto, começam a ser mais evidentes conforme as pedras aumentam de tamanho. A distinção mais evidente é o brilho mais intenso do diamante comparativamente ao da zircónia. O diamante apresenta pequenas imperfeições na sua superfície. Quanto menor a quantidade destas ocorrências, mais valiosa a pedra se torna. Por sua vez, a zircónia costuma ter menos imperfeições na sua superfície, dado que é produzida em laboratório. A cor da gema sintética também pode variar de acordo com o material a que deseja se assemelhar.

 

 

ZIRCÓNIAS DIAMANTES

Definição 

A zircónia é a forma cúbica cristalina do dióxido de zircônio (ZrO2). É um mineral sintetizado para ser uma alternativa ao diamante. O diamante é um mineral natural, um alótropo de carbono.

Cor

Como a zircónia é sintética, ela pode ser feita absolutamente incolor, ou em diferentes cores. Os diamantes geralmente têm um tom amarelo ou acastanhado claro. Os diamantes incolores são muito raros.

Uso

Principalmente como uma pedra preciosa, pois tem alta semelhança com o diamante. Como jóia, mas também para fins industriais, usado, por exemplo em instrumentos de corte.

Material

Sintético Natural

Fórmula química

ZrO2 C

Refração

2.176 2.417

Dispersão

(responsável pelo brilho da pedra)

Com 0.060, a zircónia tem mais brilho e reflete mais luz que o diamante. 0.044

Dureza

Relativamente dura, embora não tanto quanto o diamante. Possui 8.5 na escala de dureza Mohs. Extremamente duro, sendo 10 na escala Mohs.

Densidade

Entre 5.5 e 5.9, ou seja, a zircónia é mais pesada que o diamante. 3.5 a 3.53

Ponto de derretimento

2750º C 3550º C

Condutividade térmica

Isolador térmico. Condutor térmico.

Defeitos

Como é sintética, a pedra é produzida quase sem defeitos. Como qualquer pedra natural, pode possuir vários defeitos.