A simbologia dos amuletos e medalhas da sorte 

As Medalhas e Amuletos da Sorte são intemporais e sempre uma tendência, assumindo vários significados e funções. Estes pendentes começaram a ser usados há centenas de anos, como forma de afastar o azar e os espíritos malignos. Eram, na época, fabricados a partir de ossos, barro, conchas e madeira. Atualmente, o uso de medalhas e amuletos da sorte amuletos está relacionado não apenas com a sorte, mas também com a atração de energias positivas. Há muito quem acredite que, se os usar em determinados momentos, a sorte estará presente. Varias personalidades famosas da recorrem com regularidade a amuletos em momentos decisivos. Por exemplo, Barack Obama leva sempre consigo diversos objetos que lhe recordam pessoas importantes que conheceu, como um terço, um buda e uma ficha de poker.

Há uma infinidade de amuletos para atrair a sorte e afastar as más energias. A maioria tem relação com a Religião e/ou a Natureza. Conheça abaixo diversos símbolos famosos, ligados a diferentes culturas e significados.

Medalhas e Amuletos da Sorte


O Trevo de 4 Folhas

O Trevo de 4 Folhas, também conhecido por Trevo da Sorte, é considerado por muitos como sendo o símbolo tradicional da boa sorte. Normalmente, ao receber um trevo de 4 folhas, recebem-se votos de prosperidade, saúde e fortuna. Para os mais crentes nas virtudes do Trevo, quem receber um trevo de 4 folhas de oferta, deverá retribuir e gerar seis trevos novos, multiplicando assim a sorte para todos os seus amigos ou seres mais queridos. O trevo de 4 folhas é o rei dos amuletos. Trata-se de um símbolo de sorte irlandês, talvez o mais famoso no mundo ocidental. A probabilidade de encontrar um trevo de quatro folhas é de 1 em cada 10 mil trevos. É extremamente raro e, por essa razão, atribui-se sorte a quem o encontrar.
Existem bastantes curiosidades em relação à sua simbologia desta esta planta e das suas 4 folhas, mas as seguintes são as mais conhecidas:
1. Para os que acreditam no poder que a Planta lhes confere, as folhas do trevo representam a Esperança, a Fé, o Amor e a Sorte.
2. Para os entusiastas da ligação ao Planeta Terra, o Trevo é na natureza a Planta que representa um ciclo completo, tal como as 4 estações do ano, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza - Ar, Fogo, Terra e Água.


A Figa

A Figa é um amuleto em forma duma pequena mão fechada, com o dedo polegar enfiado entre o indicador e o do meio. A Figa é usada supersticiosamente como um sinal de proteção contra o mau olhado, perigo, má sorte e contra forças maléficas. Também pode ser um gesto feito com as mãos, onde o dedo médio e o indicador se cruzam. Este tipo de figa também é utilizado, na maioria dos países ocidentais, como um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral.
A simbologia da figa surgiu na Itália, sob o nome de "manofico" (mano = mão efico = figo), sendo que o figo representa o órgão sexual feminino e o polegar faz alusão ao órgão sexual masculino. Este símbolo era bastante utilizado pelos etruscos como um sinal de fertilidade e de erotismo. Já a figa com os dedos médio e indicador cruzados surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre o século I e IV. O gesto simbolizava sutilmente um sinal da cruz, porém sem atrair muita atenção para que não fossem atacados. A Figa chegou ao Brasil através da colonização europeia, não demorando muito para ser incorporada às religiões afro-brasileiras como um símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Segundo os crentes dessas religiões, a figa é um amuleto que ajuda a "fechar o corpo" da pessoa contra as forças do mal, garantindo proteção aos seus portadores.


A Ferradura

Existem registos de que a ferradura já era considerada um amuleto poderoso na Grécia Antiga. Primeiramente era feito de ferro, elemento que os gregos acreditavam proteger contra todo o tipo de mal. Além disso, o seu formato lembrava a Lua crescente, símbolo de fertilidade e de prosperidade. Os cristãos europeus, por sua vez, acreditam que teve origem com São Dunstan de Canterbury (924-988), monge e arcebispo inglês, conhecido como Grande estudioso da metalurgia. Segundo esta lenda, Dunstan teria colocado ferraduras no próprio demónio e só as retirou depois de ouvir a promessa de que o tinhoso nunca mais se aproximaria do objeto.

Medalhas e Amuletos da Sorte


O Saimão

O 5 Saimão, também por vezes apelidado de Sino Saimão, Signo Saimão, São Selimão ou Signo Salomão é dos amuletos mais conhecidos, protetores contra a inveja e o mau-olhado. É considerado um dos mais completos amuletos existentes contra tudo o que é mau, afastando os inimigos e atraindo a boa sorte e a energia positiva. A maior parte dos conjuntos existentes em prata ou ouro possuem 4 peças às quais são reconhecidas as seguintes propriedades:

  • A Estrela de 5 bicos ou pentagrama, que simboliza a Luz Divina que guia e ilumina o caminho do Bem e atrai proteção celestial.
  • A Lua, que simboliza a intuição, a feminilidade e a proteção materna.
  • A Figa, que é um poderoso amuleto de proteção contra a inveja e o mau olhado.
  • O Corno, que simboliza a força, a potência, a perseverança, e ainda a capacidade de enfrentar e de vencer desafios e superar obstáculos.


O Corno

Também conhecido por cornicho, o corno é considerado um símbolo de intimidação, de poder, supremacia e força. Segundo Jung, é ao mesmo tempo masculino e feminino e, por isso, associados ao equilíbrio e à maturidade, na evolução do ser humano. No plano mitológico o corno simboliza o sol e a virilidade mas também a lua e a feminilidade. Para os Gregos e Romanos era um símbolo da fertilidade proporcionada pelos Deuses e entre os Judeus e os Cristãos são associados ao raio e ao relâmpago e à força de Deus.


A Árvore da Vida

Vários povos e diversas religiões diferentes, falam da existência de raízes profundas e sólidas e de ramos que tocam o céu…
O mito universal da Árvore da Vida, também chamada de Árvore do Mundo está, desde sempre, associado à génese do Universo, da Humanidade e do Conhecimento. É um símbolo de conexão entre a Terra e o Sol, muito ligado à vida eterna e à longevidade. A sua simbologia está ligada ao sacrifício e à cruz nas mitologias religiosas de vários povos do Mundo. Muito antes dos Cristãos, já existiam referências a esta árvore em vestígios deixados pelos Maias, Vikings e Hindus.
Em todas essas associações ela é vista como a mãe primordial, o elemento feminino que gera e distribui a vida e tem o dom de atribuir a palavra. Por esta última razão, crê-se que vem daí a alusão às páginas dos livros como folhas, dado que a linguagem estaria escrita nas folhas da Árvore da Vida. Na Bíblia também é referida a Árvore da Vida como sendo a árvore que Deus colocou no Jardim do Éden. Na tradição cristã o mito foi prolongado mais tarde pelo facto de nos primeiros evangelhos, nomeadamente no de S. Pedro, se referir que Jesus teria sido crucificado numa árvore e não numa cruz. Alguns teólogos cristãos chegaram então a defender que a Cruz Cristã deveria ser associada à Árvore da Vida.


A Estrela e 5 Pontas ou Pentagrama

A estrela de 5 pontas ou pentagrama é um símbolo muito associado à mitologia, à magia, à astronomia e também à religião. Maioritariamente usada por se tratar dum símbolo associado à luz divina que guia e ilumina o caminho do bem e atrai a proteção celestial, tem, no entanto, muitas outras atribuições. Na magia cerimonial associa-se esta estrela às defendidas pela religião, pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados por um espírito ou um Deus que tudo engloba.
O pentagrama foi usado durante milhares de anos por uma grande variedade de culturas. A maioria do seu uso na sociedade ocidental descende das tradições ocultas ocidentais. É a forma mais simples de estrela, que deve ser traçada com uma única linha, sendo consequentemente chamado de "Laço Infinito". Na era medieval, o "Laço Infinito" era o símbolo da verdade e da proteção contra demónios. Os primeiros cristãos relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo e, desde então, passou a ser um símbolo cristão. Antes da Inquisição não havia nenhuma associação maligna ao pentagrama, pelo contrário, era a representação da verdade implícita, do misticismo religioso e do trabalho do Criador.

Medalhas e Amuletos da Sorte


A Mão de Fátima

Um dos mais famosos amuletos de origem islâmica é a Mão de Fátima ou Hamsá. Fátima era filha do profeta Maomé, a quem terá aparecido um anjo. Cada um dos cinco dedos da mão representa uma virtude e, simultaneamente, os cinco mandamentos do islamismo, nomeadamente, a fé, a caridade, a oração, a peregrinação e o jejum.

O Olho Grego

O Olho Grego ou Olho Turco é um amuleto muito usado contra o mau-olhado ou a inveja. Há quem acredite que a cor azul é suficientemente forte para afastar as energias negativas. Na Turquia, é pendurado à porta de casa, nos espelhos de casa e nos retrovisores dos carros ou ainda colocado debaixo da roupa. Uma vez partido, é necessário substituí-lo por um novo. Pode saber mais sobre este amuleto no nosso artigo Olho Grego para afastar o mau olhado .


A Cruz

A Cruz já foi um símbolo da morte, antes de ser adotada pelo Cristianismo, passando então a significar vida e sacrifício. Hoje, é um objeto universal usado por crentes e por não crentes. A sua forma está relacionada com os quatro elementos da Natureza - terra, fogo, ar e água. Os colares e pulseiras em forma de Cruz são joias sempre encontradas nas ourivesarias e nas lojas de acessórios.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora que já sabe conhece o significado dos vários amuletos de proteção e medalhas da sorte, aproveite para navegar no nosso site, conhecer mais modelos e encontrar o seu preferido. 

A Lusijoia

Na Lusijoia estamos em constante atualização, portanto, as tendências de joias para 2023 já estão na nossa loja online e na nossa loja física esperando por si para as experimentar. Note também, que todas as nossas peças se encontram devidamente contrastadas pela INCM o que certifica a procedência do ouro das nossas joias. Por isso, aqui pode comprar até de olhos fechados!

Além disso, disponibilizamos diferentes formas de pagamentos e, se tiver qualquer dúvida, fale connosco ou peça uma chamada para si, aqui mesmo no nosso site. Nós ligamos para si!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------