A tendência azul que afasta o mau olhado

O olho grego é um famoso amuleto com “forma de olho” que carrega consigo um ar de mistério. Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o real significado do olho grego. Será que afinal é bom usar o olho grego?
O poder do olho grego, também conhecido como olho turco ou nazar, vem da antiguidade e continua a ser conotado com proteção contra o mau olhado para quem o possuir.
Duma beleza hipnotizante, é formado pelos círculos azul escuro, branco, azul claro e preto, sendo muito comum nos países do antigo Império Otomano. É um amuleto para espantar o “mau-olhado” e a inveja. Acredita-se que esse objeto misterioso tem o poder de absorver as energias negativas e proteger quem o usa da inveja.
Quando se trata de afastar as forças místicas malignas do mundo, talvez não exista amuleto mais famoso do que o "olho turco" ou "olho grego".
Este objeto místico consegue afastar o mau-olhado, a inveja, e ainda absorver as energias negativas de pessoas ou de lugares. O olho grego protege-a e deixa-a na moda o ano todo! 

A Origem

A a descoberta mais antiga dum olho grego foi cerca de 3.300 a.C. na região conhecida na antiguidade como Mesopotâmia. Contudo, também foi descoberto esse símbolo no território egípcio. O uso do olho grego concentrava-se mais no Mediterrâneo, sendo conhecido principalmente pelos turcos, gregos, romanos, otomanos e assírios. Com a expansão destes impérios este amuleto foi levado para o mundo. Há pesquisas que apontam as expedições de "Alexandre - O Grande" teriam sido as grandes responsáveis pela sua difusão até à região leste da Índia.
Desde a antiguidade, o olho grego sempre foi visto como símbolo de proteção. Não contra qualquer coisa, mas contra uma bem específica: a energia negativa, fruto do mau olhado.
De acordo com cada fé, o mau-olhado pode ser lançado por qualquer pessoa que, diante de uma situação, acaba consciente ou inconscientemente, sentindo inveja. Esta crença já vem desde tempos antigos, e espalhou-se entre gregos, hebreus e egípcios. Como não era possível saber o momento exato em que o mau-olhado seria lançado, foram criados vários amuletos, e um dos mais tradicionais é o olho grego que surgiu como um talismã protetor contra o azar que cairia sob a pessoa observada. Além da proteção pessoal, este amuleto reflete o mau-olhado para a pessoa que o enviou.
Atualmente, o olho grego é muito popular em diferentes culturas pelo mundo fora. Além de representar proteção, ele também passou a dar cartas no mundo da moda. Encontra-se muito em roupas e em acessórios. Começou realmente a entrar em evidência em 2013, quando as grandes marcas começaram a utilizá-lo como referência nas suas coleções.

O Significado

O olho grego também é conhecido como Nazar, Olho Turco, Olho de Deus, Olho do Oriente ou Pedra contra o mau olhado. Todos estes nomes são para o mesmo símbolo e que pretende afastar as energias negativas.
Há milhares de anos que este símbolo se mantém firme na imaginação humana. O mais fascinante no olho grego não é a sua mera longevidade, mas o facto do seu uso se ter mantido com o mesmo propósito ao longo de milhares de anos. O olho turco é remanescente do início da civilização e abarca algumas das crenças mais duradouras e profundas da humanidade. As crenças relacionadas com o mau-olhado e o olho grego enquanto talismã foram propagadas por todo o Império Otomano. Ainda hoje, muitos modelos são feitos pelos fabricantes de vidro em Izmir, na atual Turquia. O olho grego simboliza o olhar de Deus, que ilumina e protege, além de transmitir paz, aportando muita luz e proteção para a vida das pessoas. Também simboliza sorte, pureza e energias positivas.
O olho colocado no meio da pedra azul é chamado de “Nazar Boncuk”, e faz parte da proteção contra o mal e a atração de boa sorte sendo capaz de atrair sorte e prosperidade para quem o utiliza. Sobre a cor azul há várias explicações. A primeira é a de que esta cor foi escolhida por se tratar duma tonalidade rara nos olhos dos turcos. A segunda diz que como o mau-olhado é representado pela tonalidade azul, quem carrega esta cor consigo acaba por não o atrair. Outra explicação para esta cor reside no seu significado dentro do misticismo muçulmano, onde o azul (azraq), especialmente quando tende ao preto, representa as profundezas insondáveis ​​do universo. Há ainda outra hipótese que diz que por ser da mesma cor do céu, ele representa a tranquilidade e paz de espírito.

O estranho poder milenar do olho turco

O olho turco é famoso em Istambul na Turquia, é feito em azul cobalto e também serve para proteção. Os turcos acreditam verdadeiramente que olhar humano tem o poder de liberar raios de energia. Eles acreditam que o "Nazar" espanta espíritos malignos. Com o uso difundido em várias regiões, a imagem do olho azul aparece não só nos bazares de Istambul, na Turquia, mas também nas caudas dos aviões. Mesmo sendo chamado frequentemente de "olho do mal", destina-se a afastar o verdadeiro mau-olhado, ou seja, uma maldição passada através dum olhar malicioso, geralmente provocado pela inveja. Em essência, a maldição do mau-olhado não é um conceito complicado. Ela advém da crença de que alguém que obtém um grande sucesso ou tem muito reconhecimento, atrai, em simultâneo, a inveja dos que a rodeiam. Essa inveja, por sua vez, manifesta-se como uma maldição que acaba com a boa sorte.
Especialmente na última década, este símbolo ganhou espaço também no mundo da moda. Kim Kardashian (de origem arménia) foi fotografada várias vezes a usar acessórios com o olho turco. Gigi Hadid (jordaniana) lançou no final de 2017 uma linha de sapatos com o olho da "boa sorte" estampado nos modelos. Jennifer Aniston (a famosa Rachel de friends) não abandona um colar de olho grego. Jennifer começou a usar este colar quando descobriu a traição do Brad Pitt com Angelina Jolie. Muito se especulou na época sobre o olho grego, mas depreendemos agora que Jennifer Aniston o usou como forma de proteção. Megan Markle também foi fotografada em diversas ocasiões usando acessórios com o olho grego. Outras celebridades como Lindsay Lohan, Cameron Diaz, Rhianna, Madonna, Britney Spears, Nicole Richie, Sofia Vergara, Mary Kate e Ashley Olsen e muitas outras foram fotografadas usando jóias contra o mau-olhado.
O uso deste amuleto por celebridades mundialmente conhecidas ajudou a difundir a sua procura e a estender a fama.

Olho Grego

Olho por Olho

A crença no olho grego transcendeu a mera superstição, com uma série de célebres pensadores atestando a sua existência. Um dos exemplos mais notáveis foi o filósofo grego Plutarco, que sugeriu a seguinte explicação científica: o olho humano tem o poder de libertar raios invisíveis de energia, em alguns casos suficientemente potentes para matar crianças ou pequenos animais. Plutarco afirmou ainda que certas pessoas possuem uma habilidade ainda mais forte de fascinação, citando habitantes do sul do Mar Negro como capazes de lançar maldições. Dizia-se que as pessoas com esse poder seriam as de olhos azuis, provavelmente porque essa seria uma característica genética rara naquela área geográfica.
Embora a teoria de que algumas possuem uma força potente no olhar capaz de provocar danos seja bastante comum na tradição do olho turco, nem todos relacionam esse poder com uma vontade maligna. Algumas culturas veem essa capacidade como um fardo infeliz, uma maldição em si. Por exemplo, Elworthy faz referência a uma lenda folclórica polaca arcaica que fala de um homem que preferiu arrancar os seus próprios olhos em vez de continuar a espalhar o infortúnio nos seus entes queridos. Com a crença fervorosa de que um olhar teria o poder de infligir azar, não surpreende que as pessoas destas antigas civilizações procurassem forma de o repelir. Assim foram surgindo as primeiras reproduções do olho turco que conhecemos atualmente.

Como usar enquanto acessório de moda

Experimente usar um acessório de olho grego. Além da beleza e da delicadeza, é uma excelente opção para quem não abre mão do simbolismo! 
Nada melhor do que conseguir beleza, significado e proteção através de acessórios que estão mais em alta do que nunca. As pulseiras ou os fios são acessórios muito versáteis e permitem diferentes combinações. É possível elevar os looks do dia a dia ou obter composições mais formais. O Olho Grego combina perfeitamente com todos os estilos de pulseiras ou colares. Desde os mais minimalistas compostos apenas pela corrente, sem pingentes, até aos ultra ousados, com vários acessórios e cores vibrantes.
Se, em contrapartida, gosta dum visual mais clássico, pode optar por usar uma única pulseira ou um fio com o pingente do olho grego e as outras serem braceletes ou pulseiras mais clean.
Combine uma gargantilha de olho grego com outro colar que também seja fino mas mais longo, criando uma composição delicada e elegante. Para completar o look, use uma camisa branca básica com os primeiros botões abertos.
Os brincos de olho grego também criam uma composição muito interessante com outros brincos ou piercings na mesma orelha. Experimente usar o cabelo preso e uma blusa mais aberta na parte de cima para deixar esse acessório mais em evidência.
Em forma de anel e se utilizado com a sua aliança, funciona tanto como um acessório de moda como um símbolo para proteger a sua relação.
Se o seu foco principal é a proteção em conjunto com o charme, então a nossa dica é que use o Olho Grego juntamente com outros amuletos, como por exemplo:
- Mão Hamsa
- Medalha de São Bento
- Pimentas
- Cristais

O olho grego é um acessório que combina muito bem com os looks de verão, devido à cor azul. Já no inverno, funciona igualmente bem para aportar um ponto de cor ao visual.
Mas o melhor de tudo é que estas peças conseguem combinar a estética com a proteção, ajudando a compor uma produção moderna e elegante ao mesmo tempo que a protegem de todo o mal.
Adotar este amuleto como um aliado para repelir essas energias é uma ótima ideia. Nesse sentido, jóias com olho grego podem ser a escolha certa, pois são duradouras e muito belas.

Olho Grego

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se gostou deste artigo, navegue pelo nosso site para conhecer os nossos itens de Olho Grego para se sentir (ainda) mais protegida. Explore as nossas peças, incluídas nas tendências atuais da joalharia.

Acompanhe as nossas redes sociais para muita inspiração na hora de compor os seus looks e ficar a par de todas as nossas novidades.

Não se esqueça também de subscrever a nossa Newsletter!