O Ouro Português

O “ouro Português” tem 19,2 quilates (significa 800 permilagem) e não é ” ouro puro”.
Saiba que o ouro puro tem 24 quilates (999 permilagem) e não é utilizado em peças de joalharia. Podemos encontrar ouro pura nas barra de ouro e em algumas moedas comemorativas com esta qualidade. O ouro puro (24 quilates) não é uma boa escolha como material para moldar, trabalhar e utilizar em peças de joalharia.

Todo o Ouro em Portugal passa pela Contrastaria, onde é aplicada uma marca realizada através de um punção.
Essa marca (de pequena dimensão) que se consegue ver através de uma lupa, possui diferentes símbolos e numerações. A marca é aposta tendo em conta o tipo e a qualidade do metal em causa. É então colocada uma segunda marca pelo próprio fabricante da peça. Em certos casos, pode existir uma terceira e uma quarta marca. 

→ Os diferentes quilates do Ouro em Portugal

Em Portugal, para aplicações em peças de Joalharia é sempre utilizada a liga de ouro 19,2 quilates (800 permilagem). Isso significa que uma peça é constituída por uma liga de 80% de ouro com mistura de 20% de outros materiais (normalmente prata e cobre).
A mistura de ouro com outros materiais, forma uma liga que é adequada para trabalhar, moldar, fazer jóias duráveis e até conferir a tonalidade pretendida. 

No final do Século XX e de forma a dar responder às necessidades do mercado de exportação, a Contrastaria permitiu ouro de 18 quilates (750 permilagem), 14 quilates (585 permilagem) e 9 quilates (375 permilagem) para exportação.
Com a entrada na União Europeia, essas qualidades de ouro passaram também a ser vendidas em Portugal.

→ As marcas no Ouro em Portugal

Apresentamos na imagem seguinte as marcas no ouro em Portugal. Estas marcas são aplicadas no ouro verdadeiro.

Em 1985 deixou de existir a marcação especifica para marca de ouro branco. Nota-se que o símbolo utilizado era distinto para o Ouro Português e para o chamado “ouro para exportação”. O ouro para exportação era representado por uma andorinha, simbolizando a ave que migra.

A partir de 1998, é regulamentada a possibilidade de vender ouro de outras qualidades em Portugal, designadamente de 18, 14 e 9 Quilates, tal como dito acima.

Em 2021 o símbolo da marca de ouro muda para uma cabeça de carneiro.

A qualidade mínima dos diferentes quilates é estabelecida por legislação Nacional e Europeia. Antes de ser colocado na rede de comércio, o fabricante tem de entregar as suas peças à Contrastaria para a sua verificação e respetiva marcação.

A cor de uma peça de Ouro, não está ligada à qualidade do mesmo mas à sua composição (a composição da sua liga). Por exemplo, no Ouro Rosa, a peça possui a normal 800 permilagem de Ouro, no entanto, com alteração da liga. Neste caso, a liga passa a ter mais materiais brancos como prata ou platinas (metais claros/brancos). É a liga que permite criar peças com tonalidades distintas.

 

marcas ouro português

→ A qualidade do ouro Português

Conforme já dito antes, o “ouro Português” possui 19,2 quilates, e não é “puro”. Puro é o ouro de 24 quilates.

Pelo Ouro Português possuir 19,2 quilates (800 permilagem) é descrito como sendo ouro de qualidade superior.
É verdade, a liga possui mais 5% de ouro quando comparado com o ouro “internacional” de 18 quilates (750 permilagem).

Nesse sentido, podemos dizer que o “ouro Português” é superior.

Marcas da contrastaria