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Os Homens rendem-se ao Ouro
Os povos primitivos já usavam joias. Faziam colares e pulseiras com amuletos contra os espíritos do mal. Na Antiguidade, as joias eram símbolo de poder. No Renascimento, endossadas pela realeza, cobriam a aristocracia de brilho. Com exceção, portanto, de um hiato nas três últimas décadas, enfeitar pescoço, pulso e dedos sempre foi, por assim dizer, coisa de macho. A noção de que enfeitar pescoço, pulso e dedos sempre foi, por assim dizer, coisa de macho.
A noção de que homens “masculinos” não usam joias foi totalmente erradicada pela era metrossexual, em que um dos símbolos de vaidade são, por exemplo, o ex-jogador de futebol inglês David Beckham e o atual melhor do mundo Cristiano Ronaldo, que até tem uma marca de moda em seu nome - CR7.
Atualmente, não existe vergonha em os homens quererem diferenciar-se através do uso de joias. Pelo contrário, um bom colar ou acessório de ouro, é sempre um sinal de destaque, brilho e distinção.
Os gastos com metais e pedras preciosas atribuídos aos homens já representam cerca de 20% da faturação das joalharias mundiais. Os anéis continuam a ser responsáveis por, aproximadamente, 50% das compras de joias para homem (fora as alianças de casamento). No entanto, uma das categorias em franca expansão, é a dos colares e fios, que tem crescido cada vez mais.
Homens AssumidosOs homens de hoje apreciam joias que têm qualquer coisa de rock star e estão mais soltos para misturarem estilos e se mostrarem ao mundo, assumindo a sua vaidade. Antigamente, os clientes compravam uma joia e ficavam com ela anos a fio. Agora, eles interessam-se por design, querem saber sobre a matéria-prima, sobre as características e procura ou pesquisa pelas novidades do mercado. Em vez de pendurar apenas um pingente, junta três, gosta de pulseiras mais largas e fios grossos e com personalidade. Alguns homens compram mais joias para si do que para a sua mulher ou namorada. A grande diferença é que as mulheres, por norma, preferem que lhe ofereçam uma joia enquanto os homens vão e simplesmente compram o que gostam. Efetivamente, não se verificou uma mudança de comportamento, mas sim de estilo. |
Todos somos produtos do meio e da época em que vivemos. Assim sendo, os homens vêm exemplos nos apresentadores de televisão, nos protagonistas de filmes e das novelas, no "fulano" super popular e que vive rodeado de amigos uma imagem que querem adotar e seguir.
Se Brad Pitt, Orlando Bloom, Johnny Depp, David Beckham, Michael Schumacher e até William Bonner usam, que jogue o primeiro anel aquele que resistir à nova moda.
Como se formam as pérolas?
Presentes na joalharia desde há séculos, as pérolas são as gemas favoritas dos adeptos de peças delicadas e femininas.
Elas formam-se em alguns tipos de moluscos, quando corpo irritantes (como um grão de areia, por exemplo) penetra no seu interior. Então o molusco segrega uma substância chamada nácar para recobrir o corpo invasor e, dessa forma, se proteger.
Então, as diversas camadas de nácar que são depositadas sobre o intruso formam uma estrutura iridescente, que dá depois origem à pérola. Apesar de essa gema orgânica ser formada na Natureza, ela também pode ser criada de forma sintética pelo homem.
A grande maioria das pérolas utilizadas na confeção de joias são cultivadas, num processo que dura entre dois a tres anos, dependendo do tamanho da pérola que se deseja obter. Após esse período de incubação, a gema resultante é removida, estando pronta para adornar uma belíssima joia.
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