#Diferences

Jóia, semijóia ou bijutaria? Nenhuma é melhor do que outra, saiba como decifrar o seu ADN

Conhece aquela música «Amor e Sexo» de Rita Lee? Pois é, as diferenças (ou as complementaridades) estão todas aí! Coloque os headphones, oiça aqui o som https://youtu.be/ho-iGFctXe8, atente à letra, e acompanhe as coordenadas abaixo para saber distinguir jóia, semijóia e bijutaria.

«Amor é prosa, sexo é poesia»

Jóia é amor, bijutaria é sexo e… semijóia é a parte que falta ou a que completa os dois. Enquanto uma semijóia tem materiais nobres, mas não tão nobres quanto uma jóia, uma bijutaria usa, frequentemente, matérias de menor qualidade. Mas confira abaixo as características de cada uma.

+ JOIAS – Produzidas com materiais nobres, durabilidade que passa de geração em geração, como uma música que não passa de moda, altamente resistentes e as pedras que usam são cravadas, o que garante total qualidade.

+ SEMIJÓIAS – Recorrem a materiais não tão nobres como os das jóias, mas também possuem alguma durabilidade. As pedras que fazem parte destas peças são, geralmente, artificiais e têm apenas um banho de metais nobres.

+ BIJUTARIAS – Têm pouca durabilidade, ou porque passam de moda ou porque se desgastam rapidamente, não utilizam materiais nobres, recorrem a imitações e as pedras, que podem fazer parte destas peças, são quase sempre de matérias como, acrílico ou plástico, entre outras.

Mas seria capaz de viver sem as duas partes?

Se jóias podem ser como o amor e as bijutarias podem ser como a paixão, haverá escolha? Pois é, como canta Rita Lee «Amor é bossa nova, Sexo é carnaval» ou «Sexo é do bom, Amor é do bem»… Mas seria capaz de viver sem as duas partes? Ninguém merece! Na dúvida, mais vale ficar-se pela semijóia – que é, como também nos diz a canção: «Amor é isso. Sexo é aquilo. E coisa e tal. E tal e coisa»!

Agora que já entende um pouco mais sobre as diferenças entre jóia, semijóia e bijutaria, diga-nos quais prefere? Ou… fique com todas!