Vender sem ficar a perder

A venda de ouro usado tem sido recorrente e comum a muitos portugueses desde a última crise económica e, sobretudo, durante e depois da pandemia. 
Se tem em casa jóias que não usa e acredita que valeriam um bom dinheiro, está na hora de trocar o valor de algo parado por dinheiro a que pode dar um bom uso.
Ou se, por exemplo, está a pensar desfazer-se delas para suportar uma despesa inesperada, sem ter de pedir ajuda ao banco, saiba que pode ter o dinheiro na mão na hora da venda.

Praticamente todos nós temos em casa uma ou outra joia que já não usamos, quer tenham sido compradas para assinalar um momento especial, quer tenham sido oferecidas, ou tenham, como tantas vezes acontece, sido herdadas de algum familiar próximo e importante. A verdade é que é muito frequente estas peças de ouro estarem completamente esquecidas numa gaveta ou algures numa caixinha, à espera de serem usadas naquela ocasião especial que nunca chega a acontecer. Se, por acaso, a ocasião chega, por vezes pensamos: "Como é eu que vou usar isto? Não é nada o meu estilo."
Outras vezes temos peças partidas, riscadas ou, por exemplo, no caso dos brincos em que se perdeu um e já não é um par. Todas estas razões devem fazer com que pense que talvez tenha chegado o momento de vender essas peças de ouro (ou de prata) e conseguir assim algum rendimento extra.

Sabemos que nem todas as joias são apenas meros objetos. Muitas são peças cujo valor vai além da beleza, peso ou da qualidade do ouro. Valem pelas memórias e pela recordação do dono anterior que as usava. Sabemos também que não é fácil decidir entre a razão e o coração, mas garantimos que toso o processo de análise e compra do ouro na Lusijoia, obedece a rigorosos critérios de apoio e aconselhamento ao cliente - ou seja -  a si!
Se já nos conhece, então sabe que procuramos sempre construir uma relação de proximidade e confiança. Se ainda não nos conhece, convidamos a que nos contacte, através dos vários canais que temos à sua disposição (email, telefone, whatsapp, website, redes sociais ou loja física) e comprove os motivos pelos quais imensas pessoas recorrem a nós no momento de decidirem pedir uma avaliação das suas joias.

Recordamos que não são apenas as lojas de compra e venda de ouro que devem ser consideradas para a venda. Ourivesarias acreditadas para comprar este metal - como é o caso da Lusijoia - podem fazer-lhe uma oferta melhor e mais justa do que as das lojas especializadas que referimos.
Para começar, faça um levantamento das peças que quer vender e dos locais que aceitam fazer negócio. E antes de avançar para a venda, leia os conselhos que aqui lhe deixamos.
Continue a ler e verifique alguns conselhos que deverá ter em conta ao vender o seu ouro usado. Para começar, faça um levantamento das peças que quer vender e dos lugares perto de si que aceitam fazer negócio. E antes de avançar para a venda, leia os conselhos que aqui lhe deixamos. Se continua a ler este artigo, é porque o seu processo de decisão já está feito. É, no entanto, muito natural que continue a ter dúvidas. Por esse motivo, deixamos algumas perguntas e respostas que costumam ter as pessoas que nos chegam antes de vender o seu ouro usado.

Quem pode avaliar o ouro usado que quero vender?

Saber que irá vender o seu ouro usado a uma entidade de confiança é absolutamente fundamental. Na Lusijoia temos pessoas altamente especializadas na avaliação de ouro e prata prontas a esclarecerem todas as suas dúvidas.

Como posso vender o meu ouro usado?

Procure em casa aquelas peças que já não usa e que tem guardadas há muito tempo (mesmo as partidas ou danificadas têm valor). Decida quais quer vender. De seguida, contacte-nos ou visite-nos na nossa loja da Amadora para uma avaliação personalizada dos seus artigos. Caso concorde com o valor da nossa avaliação, a compra é realizada de imediato.

Qual a documentação necessária?

Para procedermos à compra necessita apenas de trazer consigo o Cartão de Cidadão (ou BI) e o número de contribuinte. Os seus dados não serão utilizados para fins de marketing. Necessitamos da sua documentação apenas para fins legais, uma vez que, conforme regulamentado pela Lei nº 98/2015 de 18 de agosto no número 5 do Artigo 66º, todas as compras devem ser comunicadas semanalmente às autoridades competentes (PJ).

O pagamento é feito na hora?

Sim!
Caso concorde com o valor proposto, na Lusijoia o pagamento é realizado em dinheiro e feito de imediato. 

Como é feita a avaliação das minha peças?

Na Lusijoia temos profissionais qualificados e com uma vasta experiência na análise e avaliação de metais preciosos. Esta avaliação é feita apenas presencialmente, com recurso à experiência, lupas e ácidos próprios para testes, e por vezes, com recurso a analisadores de metais e pedras preciosas.
Em primeiro lugar, analisamos as suas peças à procura da marca de contraste que indica a pureza do ouro com que é feita a jóia, e que costuma estar "cravada" nas peças. Por vezes, essa marca não é visível ou pode encontrar-se desgastada devido ao uso. Sabemos, no entanto, que até mesmo as jóias falsas têm selos que podem parecer reais, pelo que será necessário realizar mais testes.
De seguida, procedemos ao teste com um íman. Como o ouro é um metal não magnético, repele a atração gerada pelos ímans. Se ao aproximar um íman da peça, esta for fortemente atraída por ele, então não é ouro. Embora este teste possa ajudar a excluir alguns metais não metálicos, a falta de reação nem sempre indica a consistência do material, pois alguns metais não-magnéticos são utilizados na falsificação de jóias. Ou seja, não é porque passou no teste do íman que se trata de uma peça, comprovadamente, de ouro. Então, complementamos a análise com outros testes.
Testamos as peças também com recurso à pedra de toque e líquidos, para avaliar o grau de pureza do ouro. O teste é realizado em poucos segundos, e consiste basicamente em raspar o seu objeto na pedra de toque (sem danificar o mesmo), para depois verificarmos a reação do metal aos diferentes líquidos de teste. Desta forma, conseguimos verificar quantos quilates tem o seu ouro, ou a qualidade da prata das suas peças.
Por fim, procedemos à pesagem dos seus artigos numa balança de precisão, de modo podermos apresentar-lhe o melhor valor de compra. Os nossos cálculos obedecem a diversos critérios como a cotação diária do ouro na bolsa de Londres, o estado de conservação e ainda temos em atenção o feitio, a história e a raridade da peça.

Qual o valor da grama de ouro?

O valor do ouro está dependente da cotação internacional do mercado e varia diariamente. A barra de ouro tem o seu preço afixado diariamente pelo Banco de Portugal, mas o preço em Portugal depende das cotações da Bolsa de Valores de Londres (onde o preço é estabelecido em dólar por onça). Recomendamos que leia o nosso artigo "Como acompanhar o valor do ouro em Portugal".
Há que ter em conta quantos quilates tem o seu ouro para que seja possível saber qual o valor por grama que poderá receber. Por esse motivo, não podemos indicar um valor exato da grama de ouro no momento em que está a ler este artigo. Mas, se nos contactar ou visitar, já será possível atribuir um valor exato ao valor da grama de ouro para as suas joias, pois iremos dar-lhe o valor "desse dia".

Tenho uma peça que está partida/danificada. É possível vender?

Sim, é possível!
Compramos todo o tipo de peças em ouro, mesmo que estejam partidas ou danificadas. Até mesmo aquele cordão de família que foi "repartido" por vários familiares tem valor e é possível de ser comprado.

Perguntas específicas que poderá colocar à Lusijoia

Compram apenas ouro?

Não. Também compramos artigos em prata, jóias com pedras preciosas, moedas, anéis de sinete, libras e artigos decorativos.

Tenho um relógio que gostaria de vender. Compram este tipo de artigos?

Compramos relógios apenas em ouro. Todos os relógios devem apresentar o número de série de fabrico. Se tiver os documentos e a caixa original ainda melhor!

Compram libras e outras moedas em ouro?

Sim. Compramos libras e todo o tipo de moedas em ouro, independentemente do ano de circulação ou do país de origem. Tal como nos restantes artigos em ouro, compramos moedas mesmo que estejam danificadas, ou moedas colocadas em aros.

Compram todo o tipo de ouro?

Sim. Compramos todo o tipo de ouro, desde ouro de 9k até ouro de 24k, seja português ou estrangeiro. Desde jóias a moedas e barras de ouro.

Depois da minha avaliação, tenho de decidir na hora ou posso pensar uns dias?

Se ainda não tiver a certeza da venda do seu ouro usado ou se a sua decisão está pendente do valor que pode obter pelas peças, fique descansado(a) pois a decisão é unicamente sua! Poderá optar por nos vender as peças no momento da avaliação ou pode ponderar a sua decisão e contactar-nos mais tarde.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Quero uma avaliação ao meu ouro. Posso pedir já?

Sim, claro! Se quiser obter já uma avaliação, basta que preencha o formulário online que disponibilizamos neste site para esse efeito e, rapidamente, lhe daremos uma resposta.

QUERO UMA AVALIAÇÃO GRATUITA AO MEU OURO USADO