Oferecer jóias a crianças desde há muito tempo que é uma forma de satisfazer a necessidade de encontrar bons presentes para elas. Presentes de jóias em ouro ou prata podem ajudar a marcar ocasiões especiais, como aniversários, comunhões, formaturas ou outras datas comemorativas. No entanto, existem algumas considerações importantes aquando da compra de jóias para crianças que devem ser ponderadas.

Desde logo, existem várias questões de segurança associadas às jóias para crianças. A primeira pode ser a adequação à idade. Crianças que ainda podem usar bijuterias (e isso não se limita a bebés), não devem ter nenhum tipo que apresente riscos potenciais. Um fio, um medalhão ou até mesmo um cordão podem facilmente ficar alojados na garganta, partir e causar asfixia.

Outra questão a ter em conta são os componentes das peças. Há um tempo atrás, muitas peças de bijuteria de baixo custo para crianças continham níveis altos (mais altos do que os considerados seguros) de chumbo. Estas peças, se levadas à boca expunham a criança a quantidades potencialmente perigosas de chumbo. Embora alguns países agora limitem a quantidade de chumbo que pode ser usada nas jóias infantis, a rotulagem nem sempre é precisa. O ouro é sempre uma opção de compra muito segura nesse aspeto.

Potenciais alergias também devem ser consideradas. Algumas crianças são alérgicas a determinados metais, principalmente o níquel, presente em muitas peças de joalharia de baixo custo. Se os pais notarem alguma erupção cutânea ou descoloração da pele quando as crianças usarem estas jóias, não deverão permitir que continuem a ser usadas.

Após isto, muitas pessoas concluem que o melhor coisa é oferecer jóias em ouro às crianças. É importante escolher peças que irão sobreviver aos rigores da vida de uma criança ou de um adolescente. Peças muito frágeis podem não aguentar quando usadas durante as brincadeiras normais das crianças. A maioria dos pais irá afirmar que muitas crianças são propensas a perder coisas. Ao comprar jóias caras para crianças, pode ser importante perceber que as peças podem ser perdidas. Uma forma de resolver seria ter um seguro que cobriria o custo de reposição da peça. No caso de peças muito caras o uso diário também poderá incentivar o roubo. As escolas talvez não sejam o melhor lugar para usar jóias desse tipo. Também as crianças que recebem jóias, ou peças que herdam, poderão ter de entender que elas devem ser usadas posteriormente, quando crescerem, ou apenas em ocasiões especiais.

Depois de ter em conta os possíveis riscos à saúde, problemas de quebra, roubo e substituição, há outras coisas a considerar ao comprar jóias para crianças. A principal é o tipo de compra. Aqui, a variação é tão extensa quanto a das jóias para adultos. Anéis, brincos, pulseiras, colares e relógios são abundantes e cada tipo pode ser apropriado em várias circunstâncias. Às vezes, as famílias têm tradições sobre quando dar certos tipo de jóia. Um belo relógio, por exemplo, pode ser oferecido como presente de formatura, ou uns brincos de diamante podem ser um presente tradicional para o décimo sexto aniversário de uma menina.
As jóias das crianças devem ter a idade apropriada à criança em causa. Pedras em jóias podem ser de qualquer tipo mas, geralmente, não devem ser enormes. Quando as crianças crescem e até ao final da adolescência, podem começar a usar estilos semelhantes aos usados ​​pelos adultos, mas, na maioria dos casos os estilos simples e discretos são os preferidos.