Os Homens rendem-se ao Ouro

Os povos primitivos já usavam joias. Faziam colares e pulseiras com amuletos contra os espíritos do mal. Na Antiguidade, as joias eram símbolo de poder. No Renascimento, endossadas pela realeza, cobriam a aristocracia de brilho. Com exceção, portanto, de um hiato nas três últimas décadas, enfeitar pescoço, pulso e dedos sempre foi, por assim dizer, coisa de macho. A noção de que enfeitar pescoço, pulso e dedos sempre foi, por assim dizer, coisa de macho.
A noção de que homens “masculinos” não usam joias foi totalmente erradicada pela era metrossexual, em que um dos símbolos de vaidade são, por exemplo, o ex-jogador de futebol inglês David Beckham e o atual melhor do mundo Cristiano Ronaldo, que até tem uma marca de moda em seu nome - CR7.

Atualmente, não existe vergonha em os homens quererem diferenciar-se através do uso de joias. Até pelo contrário, um bom colar ou acessório de ouro, é sempre um sinal de destaque, brilho e distinção.

Desde o início dos anos 2000, o mercado das joias para homem dobrou de tamanho. Os gastos com metais e pedras preciosas já representam cerca de 20% da faturação das joalharias mundiais. Os anéis continuam a ser responsáveis por, aproximadamente, 50% das compras de joias para homem (fora as alianças de casamento). No entanto, uma das categorias em franca expansão, é a dos colares e fios, que tem crescido exponencialmente.

 

Homens Assumidos

Os homens de hoje apreciam joias que têm qualquer coisa de rock star e estão mais soltos para misturarem estilos e se mostrarem ao mundo, assumindo a sua vaidade.

Antigamente, os clientes compravam uma joia e ficavam com ela anos a fio. Agora, eles interessam-se por design, querem saber sobre a matéria-prima, sobre as características e procura ou pesquisa pelas novidades do mercado. Em vez de pendurar apenas um pingente, junta três, gosta de pulseiras mais largas e fios grossos e com personalidade. Alguns homens compram mais joias para si do que para a sua mulher ou namorada. A grande diferença é que as mulheres, por norma, preferem que lhe ofereçam uma joia enquanto os homens vão e simplesmente compram o que gostam.

Efetivamente, não se verificou uma mudança de comportamento, mas sim de estilo.
Enquanto antes era tudo mais discreto, os homens usavam no máximo uma correntinha de ouro amarelo ou branco, hoje, os homens procuram peças bastante mais chamativas e materiais diversificados, como, por exemplo, o ouro rosa.
Estão mais refinados. Não precisam apenas de demonstrar força. A sensibilidade e a cultura são atributos muito bem-vindos e torna-os muito apelativos.

Pérolas para as Mães

Pérolas para as Mães

Todos somos produtos do meio e da época em que vivemos. Assim sendo,  os homens vêm exemplos nos apresentadores de televisão, nos protagonistas de filmes e das novelas, no "fulano" super popular e que vive rodeado de amigos uma imagem que querem adotar e seguir.

 

Se Brad Pitt, Orlando Bloom, Johnny Depp, David Beckham, Michael Schumacher e até William Bonner usam, que jogue o primeiro anel aquele que resistir à nova moda. 


Como se formam as pérolas?

Presentes na joalharia desde há séculos, as pérolas são as gemas favoritas dos adeptos de peças delicadas e femininas. 
Elas formam-se em alguns tipos de moluscos, quando corpo irritantes (como um grão de areia, por exemplo) penetra no seu interior. Então o molusco segrega uma substância chamada nácar para recobrir o corpo invasor e, dessa forma, se proteger.
Então, as diversas camadas de nácar que são depositadas sobre o intruso formam uma estrutura iridescente, que dá depois origem à pérola. Apesar de essa gema orgânica ser formada na Natureza, ela também pode ser criada de forma sintética pelo homem.
A grande maioria das pérolas utilizadas na confeção de joias são cultivadas, num processo que dura entre dois a tres anos, dependendo do tamanho da pérola que se deseja obter. Após esse período de incubação, a gema resultante é removida, estando pronta para adornar uma belíssima joia.

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