Como acontece com tantos outros produtos, atualmente as vendas de joias ocorrem cada vez mais online, em vez das pessoas irem às lojas físicas tradicionais.
Comprar online é rápido e conveniente, além de permitir comprar em locais distantes da nossa localização. E claro, embora seja ótimo poder ver uma joia e experimentá-la pessoalmente, a desvantagem é o incómodo de ter de se deslocar a uma loja e estar limitado ao que aí existe disponível. Também poderá perder joias artesanais criadas por designers independentes que geralmente não têm lojas físicas. No entanto, embora existam muitas vantagens em comprar joias online, é preciso ter cuidado e prestar atenção a algumas coisas para evitar armadilhas. Mesmo que se sinta um profissional experiente na compra de joias online, continua a ser uma ótima ideia relembrar o quanto devemos ser cautelosos.

Se evitar cometer os 7 principais erros na compra de joias online que indicamos a seguir, será muito mais provável que tenha uma experiência muito positiva e adore de usar as suas belas peças novas nos próximos anos.

1. Não Verificar a Descrição e as Fotos

Num mundo ideal, existem algumas coisas que preferiria ver e sentir pessoalmente antes de comprar. É provável que as joias sejam uma delas, porque é bom poder experimentá-las e decidir se nos ficam bem. Claro que isso não é possível quando se fazem compras online. Um novo comprador de joias online pode estar preocupado em perder a etapa da “experimentação” do processo de compra, mas é aí que as descrições detalhadas podem ajudar.

Se estiver a comprar numa joalharia online bem gerida e fiável, as listas de produtos conterão informações e observações detalhadas sobre cada peça. Terá uma boa ideia do que esperar apenas lendo essas informações. Em particular, a descrição deverá fornecer informações claras sobre os materiais utilizados na confeção da peça (caso contrário, é um sinal de alerta para a compra da joia) e as dimensões. Confira também todas as fotos disponibilizadas pela loja online para ver a peça em diferentes ângulos e ter uma melhor ideia do tamanho da mesma. Muitos compradores não leem a descrição, não vêem as características técnicas com atenção ou não olham para todas as fotografias. Então perdem detalhes cruciais que poderiam influenciar a sua decisão. Este é definitivamente um erro a evitar.

2 - Selecionar o Tamanho errado

É frequente e frustrante ficarmos entusiasmados por encomendarmos uma peça de roupa ou um acessório online, apenas para que chegue... e não nos sirva.
Se a loja online tiver políticas de devolução e de troca justas, poderá resolver isso, mas ainda assim pode ser desanimador e pode parecer que perdeu tempo e esforço.
Muitos compradores de joias online não conseguem medir corretamente e obtêm peças que não se adaptam a si. Isto nota-se especialmente no caso dos anéis, mas também é um fator importante em pulseiras, colares e tornozeleiras. Para evitar este problema, o primeiro passo é simplesmente ler bem a descrição do produto, conforme descrito no ponto acima.
Uma loja online bem gerida dar-lhe-á medidas claras para cada um dos seus produtos e deverá fazer uso dessas informações. Para colares e pulseiras, pode simplesmente usar uma fita métrica para verificar como estas medidas ficarão no seu corpo. Dê uma vista de olhos aos nossos artigos "Como saber o tamanho da sua pulseira", "Como saber o tamanho do seu colar", e ainda "Como saber exatamente qual o seu tamanho de anel".
Na Lusijoia, muitos dos nossos colares, pulseiras e anéis têm um comprimento ajustável, proporcionando alguma flexibilidade. Mas reservar tempo para medir da forma correta é especialmente importante quando se encomendam anéis. Um anel deve ser fácil de colocar no dedo, confortável enquanto o usamos e um pouco mais difícil de tirar. É altamente recomendável saber o tamanho do anel para cada dedo em que se pretenda usar anéis. Confira o nosso kit de dimensionamento de anéis para ajudar a acertar. Verifique as suas medidas e compare-as com os detalhes da listagem para ter a certeza que obterá sempre o tamanho certo.

Erros nas Compras Online

3 - Não verificar a Política de Devolução

Embora ler corretamente as descrições e ver as fotos ajude muito, poderá receber a sua compra e não ser exatamente como esperava ou não ser adequada para si.
Existe um limite para o que até a melhor descrição e fotografias podem transmitir sobre um objeto físico. De certeza que muitos de nós já compramos algo online e depois sentimos que não é a coisa certa quando chega. Muitas vezes é nessa altura que verificamos a política de devolução do site em causa. Por vezes, ficamos desapontados ao descobrirmos que uma devolução não é simples assim ou não é de todo possível. Uma boa loja online deve oferecer aos seus clientes uma política de devolução justa, especialmente quando se trata de artigos como joias, onde ver a peça pessoalmente é muito importante.

Na Lusijoia temos uma política de devolução do dinheiro nas devoluções que cumpram os requisitos. O melhor momento para verificar a política de devolução é sempre antes da compra. Desta forma, saberá onde se posiciona quando se trata de realizar devoluções ou solicitar uma troca. Antes de fazer uma compra, deve sentir-se confiante de que poderá resolver o problema se o artigo chegar e não for adequado. Não ler a política de devolução antes de fazer compras online é um erro fácil de evitar quando se adquire esse hábito.

4 - Comprar o Material errado

Uma das melhores coisas sobre as joias é que podem ter todos os tipos de significados que as tornam pessoais e especiais para quem as usa. A última coisa que queremos é fazermos uma declaração bonita e significativa, mas escolhermos os materiais errados.

Metais e acabamentos

Nem todos os metais são iguais. Se está a comprar uma peça sentimental que pretende que resista ao teste do tempo, então tem definitivamente de evitar metais básicos, incluindo latão e prata níquel (que não contém prata e pode ser tóxica). O ideal é que escolha o ouro para essas peças, mas a prata de lei também lhe servirá bem.
Para peças que vai usar todos os dias (especialmente anéis, pulseiras e pulseiras que sofram muito desgaste), deverá investir em metais preciosos sólidos em vez de folheados.
Uma joalharia de boa reputação fornecerá informações claras sobre os metais e outros materiais utilizados nos seus designs. Por exemplo, só porque uma joia tem “ouro” no nome, não significa que seja realmente feita de ouro e a descrição deverá isso claro. Se leu as informações do produto e ainda não tem a certeza do que é exatamente feita a joia, então será melhor evitá-la.

Pedras preciosas

Fazer uma declaração através das joias pode ser conseguido através de tipos específicos de pedras preciosas incorporadas no design. Por exemplo, as pedras de nascimento são uma forma popular de homenagear um ente querido e de as manter consigo sempre que usar a peça. Uma boa joalharia online deverá fornecer informações sobre as pedras preciosas das suas joias na descrição do produto. Deve informar se as pedras preciosas são naturais, simuladas ou cultivadas em laboratório. Deve também indicar se as pedras podem diferir das fotografadas (pode ser o caso das pedras naturais). Certifique-se de que considera esta informação. Sugerimos também que pense se existem implicações éticas nas suas escolhas de pedras preciosas, o que é especialmente importante quando se trata de diamantes e outras pedras de alto valor. Preferimos as pedras cultivadas em laboratório quando disponíveis, pois são mais éticas do que muitas pedras extraídas, além de serem geralmente mais baratas. Se o significado das pedras preciosas é importante para si, faça alguma pesquisa para obter informações sobre as pedras de que gosta. Temos um artigo útil sobre pedras preciosas e os seus significados para o ajudar.

5 - Comprar em Empresas falsas

Infelizmente, uma das maiores desvantagens de fazer compras online é a abundância de fraudes e negócios falsos concebidos para roubar o seu dinheiro.
A boa notícia é que há uma série de pistas a procurar e algumas ferramentas que poderá utilizar para ajudar a sentir-se confiante sobre com quem está a comprar. Por exemplo, ultimamente temos visto lojas online anunciadas no Facebook com uma vasta gama de designs muito variados e preços surpreendentemente baixos (ambos são uma pista de que algo não estará bem), juntamente com histórias tristes sobre como estão a fechar. Quando olhamos atentamente para uma dessas lojas online, verificamos que só foram criadas nas últimas semanas ou meses. Na melhor das hipóteses, receberá jóias de baixa qualidade que não se parecem com as fotos, mas na pior das hipóteses, não receberá nada pelo seu dinheiro.
Uma das coisas mais importantes que pode fazer é praticar hábitos de compras online seguros e pesquisar antes de fazer qualquer compra. Existem várias outras formas de verificar se uma empresa é legítima ou não e se vale a pena o esforço para fazer estas coisas. Um pouco de tempo extra de pesquisa pode poupar-lhe muito dinheiro e complicações a longo prazo.

 

Erros nas Compras Online

6 - Comprar Peças que não vai usar

Comprar online significa que tem acesso fácil a muitos tipos diferentes de joias. Para alguns compradores, isto pode ser uma bênção e uma maldição ao mesmo tempo.
É ótimo poder ver uma grande variedade do que existe por aí e poder encontrar algo que realmente adoramos enquanto navegamos, mas também pode ser uma distração. Pode ser muito fácil adicionar artigos ao carrinho sem pensar muito quando faz compras online. Para algumas pessoas, isso significa que é mais provável que comprem coisas por capricho ou que simplesmente lhes chamam a atenção. Este tipo de impulso pode levar a adicionar à sua coleção peças que realmente não combinam com o seu estilo ou com o seu estilo de vida e que não serão usadas com frequência.
Antes de finalizar a compra pense na sua seleção e pondere onde vai utilizar as peças.
São para ocasiões especiais ou para uso diário?
Tem roupas específicas que combinem com elas?
Combinam com a sua coleção de joias atual ou procura fazer uma mudança?
Dizem algo sobre quem é como pessoa?
Uma rápida consideração antes de finalizar a sua compra é uma ótima forma de evitar comprar joias das quais se possa arrepender mais tarde.

7 - Não verificar as Avaliações de outros Clientes

É uma boa ideia procurar avaliações de clientes online sobre o item que está a pensar adquirir ou então sobre a própria empresa, especialmente se estiver a comprar numa empresa com a qual nunca negociou antes. Estas análises podem fornecer um relato em primeira mão da qualidade do produto, do processo de envio e de como a empresa lida com eventuais problemas. Poderá encontrar muitas informações relevantes e úteis nessas análises. É uma boa forma de ajudar a sentir-se mais confiante na sua compra. Se estiver a comprar numa pequena empresa, poderá descobrir que tem muito menos avaliações online do que as grandes lojas. Isso não é necessariamente um sinal de que algo está errado. É mais provável que os clientes gastem tempo a deixar comentários maus sobre produtos ou mau serviço ao cliente do que positivos. A falta de comentários provavelmente indicará que houve poucos problemas se o negócio estiver bem estabelecido. Se verificar críticas negativas sobre uma empresa, procure um padrão em vez de levar a sério uma única crítica negativa. Pense que, por vezes, as pessoas também podem ser maliciosas sem um bom motivo para tal.