Que mulher não quer ter um Anel Solitário?

A história do Anel Solitário garante que ele traz força e poder para quem o usa. É um clássico que fica bem com quase tudo e que se reinventa sempre. É luxuoso, mas também é símbolo de simplicidade. Este tipo de acessório é um belo presente para qualquer pessoa ou para se mimar a si própria.
O Anel Solitário é muito utilizado por mulheres em todo o mundo. Cremos que esta jóia possa até ser considerada o acessório mais clássico de sempre. O Anel Solitário possui características que remetem à elegância e ao puro luxo.
Elegante e intemporal, o Anel Solitário é, atualmente, um dos estilos de anéis mais procurados e desejados em todo o mundo.
Cada vez mais, o Anel Solitário é também usado para garantir e reforçar o lado sofisticado das produções de moda e dos looks para mulheres. Este modelo, que consiste em dar destaque a uma única pedra, resistiu ao tempo e tornou-se sinónimo da jóia mais eleita para pedidos de casamento, sendo uma peça muito utilizada como anel de noivado!

A História do Anel Solitário

A história da criação do Anel Solitário (e por trás dos anéis de noivado) remonta à Roma Antiga, sendo o período onde foi possível obter evidências do uso de anéis para simbolizar a união, para significar um contrato comercial ou para afirmar amor e obediência mútuas. No entanto, acredita-se que muito antes, já os antigos egípcios usavam anéis com o mesmo propósito e, posteriormente, os antigos gregos adotaram a mesma tradição.

Dentro do conceito que conhecemos hoje, o primeiro anel de noivado de que há registo é de 1477, quando Maximiliano I - Arquiduque da Áustria - ofereceu à sua noiva Maria - Duquesa de Borgonha - um anel de diamantes. Tratava-se de uma jóia em ouro, com uma coroa em forma da letra “M” e com pequenos pedaços de diamantes. Embora esta união envolvesse interesses políticos, o facto é que Maximiliano revolucionou as propostas de casamento ao oferecer um anel de diamantes que, além de representar as suas intenções e o seu compromisso, foi entregue como presente à noiva, antes do casamento ser oficializado. Desde então, o seu gesto inspirou casais da realeza ao longo do tempo e deu origem à tradição que perdurou até aos nossos dias.
Em 1423, o chefe de justiça em Inglaterra - William Hankford - decidiu dar um presente à sua neta que ia ser batizada e ele optou por um Anel Solitário. A partir dessa altura, na Inglaterra o Anel Solitário passou a ser sinónimo de classe e de glamour.
É a opção ideal para quando precisa de fazer uma composição rápida de look recorrendo a uma jóia como protagonista. Ou então, pode ser o toque final para tornar uma roupa deslumbrante!

Portanto, os Anéis Solitários são completamente versáteis!

Anel Solitário

Anel Solitário

Anel Solitário

Anel Solitário

Anel Solitário

Diamantes como Protagonistas

O protagonista do Anel Solitário é o diamante que lhe confere o toque especial para que a peça fique impecável! Portanto, o diamante representa tradição, valor, beleza e sofisticação. As jóias que incluem diamantes são as que passam de mãe para filha e assim sucessivamente. Este tipo de jóia costuma manter-se na família de geração em geração.
O Anel Solitário é também um símbolo de amor.

Anel Solitário

Anel Solitário

Anéis solitários modernos - Modelos para todos os estilos

Com a constante design dos anéis de noivado aliado à tecnologia da era moderna, atualmente, o universo da joalharia oferece uma grande variedade de modelos, que vão muito além do Anel Solitário tradicional. Os novos modelos de Anéis Solitários existem em inúmeros formatos diferentes e exibem detalhes impressionantes. Além disso, também podem evocar diversos estilos, como romântico, vintage, clássico, minimalista, entre outros.

Anel Solitário

Anel Solitário

Como escolher o seu Anel Solitário

Um ponto importante que deve ser tido em consideração na hora de escolher um Anel Solitário é a pedra central. Embora o diamante ainda seja a pedra preciosa mais associada a pedidos de casamento, tornou-se cada vez mais comum o uso de pedras coloridas nestes anéis, como rubi, safira, esmeralda, diamante negro, topázio, zircónia, turmalina e ametista.
Cada pedra possui o seu significado - veja o nosso artigo sobre este tema aqui - e está ligada a diversos poderes místicos. Portanto, a escolha da pedra pode. ter influência na mensagem que quer passar. 

Anel Solitário

Anel Solitário

Anel Solitário

Anel Solitário

Curiosidades sobre o Anel Solitário

Segundo algumas crenças populares, o Anel Solitário tem uma relação direta com o amor. Nesse sentido, há motivos para incorporar esta peça com o propósito de simbolizar e reforçar um relacionamento.

Vena Amoris
Inclusivamente, devido a essas crenças, até aos nossos dias é tradição colocar este tipo de anel no dedo anelar da mão esquerda. Isto porque antigamente se acreditava que neste dedo estava localizada uma veia que tinha ligação direta com o coração. Mas, entretanto, a ciência descobriu que as veias ligadas ao coração passam igualmente por todos os dedos.

Primeiro Anel de Noivado
Em 1477, um rei resolveu oferecer à sua amada um Anel Solitário que se tornaria, futuramente, uma aliança. Tratava-se duma peça simples com um belo diamante em cima. Então, essa peça foi selecionada como uma forma de materializar o pedido de noivado. Portanto, esse Anel foi uma forma de demonstrar o amor puro e eterno dum Rei pela eleita do seu coração.

Tradição dos diamantes
O diamante, como dito atrás, é importante no sentido de representar o amor eterno. Os Anéis com diamantes têm preços elevados, pois esta gema é a pedra preciosa mais pura que existe e dura vidas inteiras sem sofrer qualquer alteração. Além disso, depois de lapidada a pedra adquire um imenso brilho e assim se mantém. Por isso, usar adjetivos como puro, lindo, eterno e valioso são verdadeiros quando se fala de diamantes.

O Clássico Anel de Noivado 
A forma mais clássica do Anel Solitário é a simples em ouro branco com um belo e brilhante diamante. Além disso, o tamanho importa quando se fala de anéis de noivado. Em princípio, quanto maior a pedra, mais valiosa é a jóia!
No entanto, anéis com diamantes não são jóias para serem usadas em qualquer ocasião e qualquer lugar. Por isso, as semijóias são muito boas opções também. Sendo peças mais acessíveis, não oferecem tantos riscos para quem as usa.

Anéis solitários em jóias e semijóias
Se adora Anéis Solitários, saiba que é possível incorporá-los facilmente nos seus looks diários. Além das peças serem igualmente lindas, elas possuem uma qualidade excelente e têm um valor bastante menor que as jóias autênticas. O mais interessante dos Anéis Solitários é que podem ser usados em diversas ocasiões, qualquer que seja o seu valor. Ah, e vai certamente subir-lhe imediatamente a auto-estima. Experimente usar um!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se gostou deste artigo e pretende ver Anéis Solitários maravilhosos para acompanhar o dia a dia de qualquer mulher, explore o nosso site e aprecie as nossas peças em ouro português, incluídas nas tendências atuais da joalharia.

Acompanhe também as nossas redes sociais para muita inspiração na hora de compor os seus looks e ficar a par de todas as nossas novidades.

Não se esqueça também de subscrever a nossa Newsletter!