Que mulher não quer ter um Anel Solitário?

A história do Anel Solitário garante que ele traz força e poder para quem o usa. É um clássico que fica bem com quase tudo e que se reinventa sempre. É luxuoso, mas também é símbolo de simplicidade. Este tipo de acessório é um belo presente para qualquer pessoa ou para se mimar a si própria.
O Anel Solitário é muito utilizado por mulheres em todo o mundo. Cremos que esta jóia possa até ser considerada o acessório mais clássico de sempre. O Anel Solitário possui características que remetem à elegância e ao puro luxo. Cada vez mais, o Anel Solitário é usado para garantir e reforçar um lado sofisticado das produções e dos looks para mulheres.
Também é uma peça muito utilizada como anel de noivado!

A História do Anel Solitário

A história da criação do Anel Solitário é interessante!
Em 1423, o chefe de justiça em Inglaterra - William Hankford - decidiu dar um presente à sua neta que ia ser batizada e ele optou por um Anel Solitário. Que se saiba, trata-se da primeira utilização deste tipo de acessório. A partir dessa altura, na Inglaterra o Anel Solitário passou a ser sinónimo de classe e de glamour. Não é à toa que atualmente é muito procurado para celebrar noivados, casamentos, formaturas, maioridades, etc.

Alianças Amendoadas

Diamantes como Protagonistas

O protagonista do Anel Solitário é o diamante que lhe confere o toque especial para que a peça fique impecável! Portanto, o diamante representa tradição, valor, beleza e sofisticação. As jóias que incluem diamantes são as que passam de mãe para filha e assim sucessivamente. Este tipo de jóia costuma manter-se na família de geração em geração.
O Anel Solitário é também um símbolo de amor.

Alianças Meia Cana

Como usar um Anel Solitário

O anel solitário é a opção ideal para quando precisa de fazer uma composição rápida de look recorrendo a uma jóia como protagonista. Ou então, este anel pode ser o toque final para tornar uma roupa deslumbrante! Portanto, os Anéis Solitários são completamente versáteis!


Assim, se a medida do seu dedo é entre 8 e 12 (consulte o nosso guia de como medir), recomendamos uma aliança de largura de 3 milímetros. Caso o dedo esteja entre 13 a 19 recomenda-se uma aliança de 4mm, e para dedos de 20 em diante recomendamos alianças de 5mm de largura.
No entanto, há que referir que tudo depende do gosto de cada um. Existe noivos que apesar de terem uma medida de dedo pequena, preferem uma aliança mais larga mesmo assim.

2. Ouro branco ou Ouro amarelo?
Independentemente da cor, o importante no ouro branco ou no amarelo é que possuam ambos a mesma qualidade e sejam de 19,2 quilates. Em termos estéticos, poderão optar por escolher de acordo com o vosso tom de pele. Por exemplo, ouro branco para tons de pele mais escuros porque cria um maior contraste, e ouro amarelo para peles mais claras. Mas, mais uma vez, o que deve prevalecer no final é sempre o gosto de cada um.

3. Aliança Amendoadas ou Meia cana?
As alianças de meia-cana são aquelas a que poderíamos caracterizar como as clássicas - arredondadas por fora e planas por dentro. Esta linha é a mais indicada para quem pretende uma linha tradicional.
Como dito atrás, as alianças amendoadas são muito semelhantes às de meia cana. A única diferença é que no interior destas há uma pequena orla arrendondada. Há quem diga que esta forma a torna mais confortável, dando a impressão de melhor adaptação ao dedo e, por isso, seja mais recomendada para quem não está acostumado a usar anéis. 

4. Alianças iguais para os dois?
Antigamente era praticamente obrigatório que as alianças do casal fossem iguais. Atualmente essa tendência tem vindo a alterar-se e já existem modelos distintos para homem e para mulher.
Há noivas que preferem uma aliança mais feminina (com pedras ou com desenhos) e noivos que preferem algo mais sóbrio e simples. No entanto, neste caso, recomendamos que mesmo diferentes, convém que as alianças tenham um design semelhante e/ou que exista algum elemento de ligação entre ambas. Se as alianças representam um elo de ligação entre os noivos, convém que transmitam esse mesmo elo.

Alianças de Casamento

5. O tamanho
Questão super importante: O tamanho conta!
A aliança é um acessório que normalmente se usa diariamente e convém que o tamanho seja o correto. O ideal é que se ajuste perfeitamente ao dedo, com uma pequena margem de manobra para que possa ser facilmente girada sobre a pele.
Um truque: ao ser colocada, a aliança não deverá deixar espaço e não deverá criar pregas na pele do dedo.

6. O tipo de Acabamento
O acabamento polido brilhante é o mais tradicional, mas há noivos que gostam do efeito baço que dá a sensação de ter sido lixado para ficar com um aspeto áspero. Nestes casos, alertamos que com o tempo e a utilização, a aliança voltará a ganhar brilho. Recomendamos que não optem por efeitos muito trabalhados com a ideia de que vão riscar menos ou disfarçar os riscos porque isso não é verdade. Qualquer aliança pode ficar riscada. É normal, dado que serão usadas diariamente e nas mais diversas situações.

Alianças de Casamento

7. A gravação
Por último, é de referir a gravação das alianças, não apenas porque faz parte da tradição mas, principalmente, pelo significado sentimental que une o casal.
De preferência, recomendamos uma gravação curta e direta, como a data do casamento, o nome do casal ou as suas iniciais, em vez de algo mais extenso e, em consequência, menos legível. Podem também optar por uma frase curta, muito em voga. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se gostou destas dicas e pretende alianças maravilhosas para acompanhar a vossa vida a dois, explore o nosso site e aprecie as peças em ouro português, incluídas nas tendências atuais em joalharia.

Acompanhe também as nossas redes sociais para muita inspiração na hora de compor os seus looks do dia-a-dia e ficar a par de todas as novidades.