Com a chegada do verão, convidamo-lo a explorar, tal como as agulhas de uma bússola e num espírito de aventura e celebração dos detalhes, como alguns rituais diários podem ajudar no cuidado das suas joias. As joias são mais do que objetos de decoração, são peças de valor inestimável e, frequentemente, com grande carga emotiva, por isso, merecem todos os cuidados para prolongar o seu brilho e integridade física. Aqui, na Lusijoia, estamos prontos para sermos o seu guia nessa missão.

Calor, um inimigo disfarçado

A exposição constante ao calor extremo pode danificar as joias. Metais preciosos como o ouro e a prata podem perder a sua cor e brilho quando expostos a temperaturas muito altas. Pedras preciosas, especialmente as mais delicadas como pérolas e opalas, podem rachar e ficar desbotadas com o calor excessivo. Por isso, evite deixar as suas joias ao sol, principalmente nos dias mais quentes.

Como cuidar das joias no verão

Produtos químicos e joias não se misturam!

Se está a planear um dia na piscina ou no mar, lembre-se de deixar as suas joias, como anéis, brincos, colares e pulseiras em casa. O contacto direto com o cloro da piscina e a água salgada do mar pode manchar e danificar metais preciosos e pedras preciosas. Da mesma forma, produtos como protetores solares e loções podem acumular-se em fendas e vincos, causando descoloração e perda de brilho. A melhor prática é remover todas as joias antes de nadar ou de antes de aplicar qualquer tipo de produto químico.

Como cuidar das joias no verão

Limpeza da joia: suavidade é a chave!

No final do dia, é aconselhável limpar as suas joias com um pano macio para remover suor, óleos ou resíduos de químicos. Apesar de parecer um gesto insignificante, ao efetuar esta limpeza estará a prolongar a vida e o brilho das suas joias. Em casa, pode usar um pouco de água morna e sabão neutro, e uma escova de dentes macia para limpar as suas joias. Certifique-se de que secam completamente antes de as guardar.

Como cuidar das joias no verão

Armazenamento apropriado

Por fim, a forma como guarda as suas joias pode afetar a sua durabilidade. A melhor forma de as armazenar é em saquinhos de tecido ou em compartimentos individuais em caixas de joias, o que ajuda a evitar o contacto das peças entre si e a consequente possibilidade de riscos.

Como cuidar das joias no verão

Na Lusijoia, acreditamos que cada peça de joia tem uma história - algumas são passadas de geração em geração, outras celebram marcos importantes da nossa vida. Assim, cuidar bem das suas joias significa respeitar e preservar essas histórias e memórias preciosas, e fazê-lo bem irá com, toda a certeza, perpetuar a sua beleza.

Se quiser mais conselhos sobre como cuidar das suas joias ou se estiver à procura de uma peça nova para acrescentar à sua coleção, a Lusijoia está totalmente à sua disposição. Visite-nos e descubra a excelência e o encanto do mundo da joalharia portuguesa!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------