A História das Contas de Viana

As Contas de Viana são das Joias mais antigas da Joalharia Portuguesa. Verdadeiros clássicos, feitos de pequenas bolas ornamentadas com enfeites de filigrana que originam joias eternas e intemporais que passam de geração em geração.

As contas são a peça mais antiga na arte da joalharia! As civilizações primitivas já recorriam a pedras e pérolas para fazer colares. Mais tarde, com a descoberta do metal, passaram a ser produzidas em formato esférico e maciças. A conta mais antiga em ouro maciço, encontrada em território português, data do 3º milénio a. C. tendo sido descoberta na zona de Sintra. Mas as Contas de Viana, tal como as conhecemos atualmente, descendem das gregas, fenícias, romanas e etruscas, sendo estas últimas muito similares às de Viana.

As Contas de Viana por serem ocas e leves, são mais económicas e, por isso, tornaram-se a principal joia do Ouro Popular Português. Não há muito tempo atrás, as jovens antes de adquirirem o tão ambicionado cordão, iam comprando conta a conta, com as economias que iam conseguindo. Juntavam as contas num típico fio de lã, ajustável e rematado atrás com um pompom. O numero de contas de cada colar era variável, e por norma só ia até meio do pescoço. Tipicamente, estes colares nunca eram usados sem uma medalha, normalmente uma borboleta, uma cruz de canovão ou uma custódia.

O Significado

As Contas de Viana começaram por ser uma tradição essencialmente minhota e significavam símbolos de protecção e de boa sorte.
A primeira Conta de Viana era oferecida pela madrinha à sua afilhada aquando do seu nascimento ou batizado. Depois, ao longo dos anos as meninas iam recebendo mais contas nas datas especiais como aniversários, comunhões, etc.
Juntavam-nas então num cordão de lã colorido, com o objetivo de usar esse colar no dia do seu casamento, também como como símbolo de proteção e boa sorte para o futuro.


O Desenho

A forma esférica, oca, e muito leve, tem sido o que mais caracterizou este tipo de contas ao longo do tempo. O que varia sempre é a forma como se adorna as contas através de técnicas como a filigrana, a granulação ou o polvilhado.
As Contas de Viana eram as mais comuns entre todo o tipo de contas e ainda hoje são as mais conhecidas.
Caracterizam-se pela aplicação sobre a bola, de vários círculos de filigrana com um granito no seu centro.

Um investimento para o futuro

O ouro deve ter lugar garantido numa carteira de investimentos diversificada. É um ativo de características únicas, habitualmente com volatilidade reduzida, forte perceção de valor, elevada liquidez e sempre uma alternativa muito procurada em momentos de turbulência nos mercados, economia e geopolítica mundial.
Por todos estes motivos (e mais alguns) invista em Ouro!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------