Medalhas João da Silva

Escultor, Medalhista e Cinzelador, estudou em Genebra e na escola de Belas Artes de Paris e trabalhou em França e em Portugal, lecionando na escola Marquês de Pombal.
A sua obra inclui imensas medalhas, pequenas peças de arte, bustos e diversos trabalhos de ourivesaria.

O Percurso de João da Silva

Como dito acima, foi conhecido pela atividade de escultor, medalhista e cinzelador, partiu para Paris aos 19 anos em Agosto de 1900. Ali empregou-se no atelier de M. Fleuret, que era a primeira oficina de cinzelagem daquela cidade, dirigida por Eugéne Doumenc, que se celebrizou na arte decorativa.
João da Silva estudou na Escola das Artes Decorativas de Genebra, onde contou com a ajuda de António Arroio, que lhe providenciou tres cartas de recomendação e uma bolsa por tres anos, tempo que parecia necessário para fazer o curso de 5, por levar uma boa preparação de Paris. No fim de um ano de trabalho na escola o conselho de administração permitiu-lhe concorrer para a matrícula do 4º ano, com a classificação de número um em todas as disciplinas. Terminou o curso no ano seguinte (1903) com a mais alta classificação e requereu a passagem do resto da bolsa para Paris, a fim de ali frequentar a Escola das Belas Artes. Foi o melhor aluno do atelier de Chaplain, com classificação de número um nesse ano e no seguinte.
Regressou a Portugal em 1906 e, de 1909 a 1914 fez parte, por contrato, do corpo docente da Escola Marquês de Pombal. Não querendo, em Maio de 1914, renovar o contrato nem tão pouco exercer o cargo de Professor de Desenho e Modelação, para o que foi classificado de número um em concursos públicos, passou a residir em Paris, de onde regressou definitivamente a Portugal em 1932.
A sua obra inclui, além de muitos bustos, medalhas, pequenas peças de arte animalista e variados trabalhos de Ourivesaria, para além de vários munmentos.

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Medalhas João da Silva

Conclusão

Ao longo dos séculos, as medalhas religiosas em prata têm desempenhado um papel importante na vida espiritual de muitas pessoas ao redor do mundo. Elas representam uma conexão com a tradição religiosa, ao mesmo tempo em que continuam a ser relevantes e significativas nos tempos modernos.
Seja como uma expressão de fé pessoal, um símbolo de devoção ou um presente especial, as medalhas religiosas em prata são tesouros espirituais que carregam consigo uma profunda história e significado para quem as usa.
As medalhas religiosas em prata também são escolhas populares para presentes especiais, especialmente em ocasiões religiosas como batizados, primeiras comunhões, confirmações e casamentos. Como um presente significativo, uma medalha religiosa em prata pode transmitir amor, bênçãos e votos de boa sorte para quem as recebe.