Desde tempos antigos que as pedras preciosas têm fascinado a humanidade com a sua beleza única e propriedades misteriosas. Entre estas preciosidades encontra-se o ónix, uma pedra negra que exala uma aura de elegância e mistério.

O encanto do mundo das jóias vai além do simples brilho e da estética. As pedras que adornam as nossas peças favoritas carregam histórias, crenças e significados espirituais que ainda realçam mais a sua beleza. O ónix é uma dessas pedras, um agregado elegante e misterioso com profundas raízes históricas e simbólicas. Vamos desvendar mais sobre esta bela pedra e o seu papel nas coleções Lusijoia.

O que é a pedra ónix?

O ónix consiste em uma variedade de quartzo microcristalino (calcedónia), conhecido pela sua cor negra profunda e atraente e uma superfície lisa e brilhante. Esta pedra preciosa é composta principalmente de sílica e é formada em camadas, o que contribui para a sua aparência distintiva. O seu nome deriva da palavra grega "ónyx", que significa "unha" ou "garra", provavelmente referindo-se ao brilho branco que muitas vezes contrasta com o preto da pedra, semelhante à aparência de uma unha humana. A sua versatilidade de corte e polimento fez desta pedra uma das favoritas para a fabricação de jóias e adornos artísticos.


Origens Geológicas e Variedades

O ónix é geralmente formado nas cavidades das rochas vulcânicas, onde a água rica em minerais flui e deposita sílica ao longo do tempo. O processo de formação em camadas dá ao ónix as suas características distintas de faixas pretas e brancas ou cinzentas. A presença de ferro e outros minerais em diferentes concentrações contribui para a variação de cores encontradas nas diferentes variedades de ónix.

Embora o ónix preto seja o mais conhecido, esta pedra também pode ser encontrada em várias outras cores, incluindo branco, cinza, castanho, vermelho e até mesmo verde. Quando o ónix possui faixas brancas ou cinzentas, é frequentemente referido como "ónix de sardónica". O "ónix ágata" é uma variedade que exibe uma combinação de cores, normalmente preto e branco, em faixas ou padrões.

Propriedades Metafísicas e Espirituais

Ao longo da história, o ónix tem sido considerado uma pedra de significados variados em diferentes culturas. No antigo Egito, o ónix era associado à proteção contra energias negativas e era frequentemente usado em amuletos e talismãs. Na Roma Antiga, era usado em anéis de selar, gravando imagens que eram usadas para autenticar documentos importantes. Em muitas culturas, o ónix era visto como uma pedra que proporcionava coragem, força e proteção.

Atualmente, para além do seu apelo estético, na esfera metafísica e tradições esotéricas o ónix é associado a diversas propriedades espirituais, sendo considerado uma pedra de equilíbrio e de proteção energética. Acredita-se que ajuda a fortalecer a conexão entre a mente e o corpo, que promove a autoconfiança e acentua a determinação. Além disso, a pedra é frequentemente usada para absorver energias negativas e criar um escudo de proteção.

Vamos explorar algumas das propriedades mais notáveis desta pedra:

  • Energia protetora: a pedra ónix é conhecida como uma pedra protetora que afasta a negatividade e protege o seu portador de danos físicos e psíquicos.
  • Força e resistência: historicamente, a pedra ónix tem sido associada à determinação, coragem e vigor. Acredita-se que aumenta a resistência e a força, fornecendo apoio em momentos de stress ou dificuldades.
  • Equilíbrio e auto-controlo: o ónix também é reconhecido por transmitir uma energia de equilíbrio e de auto-controlo. Estabiliza as energias do portador e ajuda a manter o equilíbrio emocional.

 

Aplicações na Joalharia e na Lusijoia

Pedra ónix

O ónix, com a sua cor enigmática, significados profundos e brilho suave, continua a ser uma pedra preciosa apreciada em todo o mundo. A sua beleza versátil e propriedades espirituais atraem quer os amantes de joias quer os que procuram uma conexão mais profunda com o mundo metafísico. Seja usado como um acessório elegante ou como uma ferramenta de proteção espiritual, o ónix permanece como uma pedra preciosa verdadeiramente misteriosa e única.

É frequentemente esculpido em cabochões ou cortado em formas geométricas para ser usado em anéis, brincos, pulseiras e colares. O contraste entre o preto do ónix e o brilho de metais preciosos, como o ouro ou a prata, cria um visual elegante e intemporal.

Na Lusijoia, adoramos esta pedra pelo seu charme discreto e misterioso. Quer seja um anel para simbolizar a força emergente, um colar para tirar partido das propriedades protetoras do ónix, ou uns brincos para completar um look sofisticado, na Lusijoia temos uma peças que celebram toda a beleza e a simbologia profunda desta pedra.

Junte-se a nós numa viagem de descoberta onde a beleza encontra significado, e leve para casa a poderosa e protetora energia do ónix com a Lusijoia.


Cuidados e Manutenção

Para manter toda a beleza do ónix, é importante cuidar adequadamente das joias que o incorporam. Devido à sua dureza relativa, o ónix pode ser suscetível a arranhões. Portanto, é aconselhável armazenar as joias com ónix separadamente de outras peças e evitar qualquer contacto com substâncias abrasivas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o nosso Blog para conhecer em primeira mão mais publicações relacionadas com o mundo da joalharia!

Subscreva a nossa Newsletter e, a cada duas semanas terá novidades da nossa parte no seu email.

Explore o nosso Site e aprecie as muitas peças em ouro português, incluídas nas tendências mais atuais do setor.

Acompanhe as nossas Redes Sociais para mais inspiração na hora de compor os seus looks do dia-a-dia.