Neste artigo iremos explorar um tema fundamental na escolha de jóias, nomeadamente, a qualidade do ouro a selecionar.
Prepare-se para embarcar numa descoberta relativa às virtudes encantadoras e económicas do Ouro de 9 quilates (375%). Uma opção com um preço extremamente atrativo para os amantes de peças em ouro e que conserva todo o encanto do visual das peças com outros quilates.

O que é o Ouro 9 de quilates?

Ouro 9 de quilates

A designação "Ouro 9K" é atribuída a peças que contêm 37,5% de ouro puro e 62,5% de outros metais, como cobre, prata ou paládio. Isto significa que, numa joia de 100 gramas, 37.5 gramas são de ouro puro e os restantes 62.5 gramas são formados por uma liga de outros metais, normalmente cobre ou prata, o que contribui para a resistência e durabilidade da peça.
Ao contrário do que muitos pensam, o Ouro de 9K não consiste em um banho de ouro ou em uma camada superficial sobre uma liga, mas sim numa mistura homogénea e sólida. Isto faz uma diferença substancial quando consideramos a durabilidade e o valor de uma peça de joalharia.

Duas das principais características do ouro de 9K são a durabilidade e a resistência. Devido à maior quantidade de metais na sua liga, este tipo de ouro é mais resistente a arranhões e ao desgaste em comparação com ligas de ouro mais puras. Estes factos tornam o ouro de 9K uma escolha muito popular para joias do dia-a-dia, como anéis e pulseiras, que estão, normalmente, mais sujeitos a um desgaste mais rápido devido a um uso mais frequente.

Porquê optar pelo Ouro 9 de quilates?

Porquê optar pelo Ouro 9 de quilates?

  • Relação Custo-Benefício: O Ouro 9K, devido à sua composição, é consideravelmente mais acessível do que o ouro com mais quilates. Isto significa que pode adquirir à mesma joias de qualidade e de grande requinte e beleza mas a preços mais económicos.

  • Durabilidade: As joias em Ouro 9K são mais resistentes ao desgaste diário, garantindo que a aparência se mantém sempre impecável.

  • Resistência: Devido à maior quantidade de metais na sua liga, este tipo de ouro é mais resistente a arranhões e ao desgaste em comparação com ligas de ouro mais puras.

  • Estética: Este tipo de ouro apresenta uma coloração um pouco mais clara, mas que consegue realçar — de uma forma encantadora — as pedras presentes nas peças.


Em conclusão, o ouro de 9 quilates é uma escolha inteligente para quem procura peças de qualidade, duradouras e a um preço bastante mais atrativo. Uma das grandes vantagens do ouro de 9 quilates é o seu preço mais acessível em comparação com ouro de maior pureza, como o ouro de 18K, 19K ou mais. Isto permite que pessoas com orçamentos mais limitados possam adquirir joias de ouro mas a um preço mais acessível.
No entanto, é importante mencionar que o ouro de 9K possui um teor de ouro menor em comparação com outras ligas, o que pode resultar numa cor menos intensa de ouro.
Antes de adquirir uma joia de ouro de 9K, é importante verificar a autenticidade e a qualidade do produto. Opte por joalharias confiáveis e certifique-se de que a peça está devidamente marcada com o selo de pureza e a identificação do fabricante.

Na Lusijoia, temos uma seleção incrível de jóias feitas com ouro de 9 quilates que, certamente, farão toda a diferença no seu visual.

Conheça a nossa gama variada de jóias em ouro de 9 quilates! Constate que jóias de qualidade não precisam de ser necessariamente caras. Estamos ansiosos por explorar consigo esta opção variada e acessível!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o nosso Blog para conhecer em primeira mão mais publicações relacionadas com o mundo da joalharia!

Subscreva a nossa Newsletter e, a cada duas semanas terá novidades da nossa parte no seu email.

Explore o nosso Site e aprecie as muitas peças em ouro português, incluídas nas tendências mais atuais do setor.


Acompanhe as nossas Redes Sociais para mais inspiração na hora de compor os seus looks do dia-a-dia.