Dar uma Prenda? Ou dar um Presente?

No nosso dia-a-dia usamos indistintamente os termos “prenda” e “presente“. Mas haverá realmente diferença entre eles? Estaremos a usar os termos incorretamente?

“Presente” – é um substantivo formado do adjetivo presente (do latim ‘praesente-‘).
Com a palavra presente queremos dizer que a nossa oferta é símbolo da nossa presença.
Através dessa oferta dizemos “estamos presentes”. E a verdade é que, quando nos ausentamos, o objeto que oferecemos faz com que sejamos lembrados. Faz perdurar a nossa presença junto de quem o recebeu.

"Prenda" – vem do latim pignŏra, «refém», e do castelhano prenda, «prenda; penhor»*
Com a palavra prenda queremos dizer que entregamos à pessoa algo para que ela fique de algum modo mais enriquecida. Possuidora de algo com valor (não forçosamente material). Pode representar que nos sentimos penhorados, dado que aquilo que oferecemos é uma garantia do nosso carinho, da nossa amizade ou do nosso agradecimento. Ou ainda, que é uma recompensa, um prémio.

Prendas ou Presentes?

ASSIM, PRENDA OU PRESENTE ESTÃO AMBOS CORRETOS, MAS…

…SE QUISERMOS SER MAIS PRECISOS, DEVEMOS ESCOLHER O TERMO DE ACORDO COM OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O CONTEXTO DE CADA SITUAÇÃO.

Sejam presentes ou sejam prendas são sempre mais do que simples objetos que se oferecem. Inegavelmente, transportam consigo as emoções, a lembrança, o carinho e a energia de quem os oferece. São sempre também uma demonstração de agradecimento ou de afeto de quem oferece.

Na Lusijoia selecionamos as melhores peças e as mais adequadas a cada situação para que tenha sempre as melhores sugestões e ideias para “enriquecer” ou estar na lembrança de quem recebe esse mimo.
Pode visitar a nossa loja e encontrar prendas ou presentes únicos e originais para marcar a diferença. No nosso site também vai encontrar muitas sugestões. 
Compre online à distância de um clique, e receba rapidamente no conforto da sua casa. Além disso, pague facilmente através de MBWay, Referência Multibanco, Transferência Bancária ou Cartão de Crédito.

Se tiver dúvidas sobre as nossas sugestões de prendas ou de presentes e necessitar de mais informações, não hesite em nos contactar.

Conclusão

Quer "prendas" quer "presentes" são termos válidos em português de Portugal para nos referirmos a objetos oferecidos a alguém como sinal da nossa afeição, apreço ou para celebração de uma ocasião especial.

"Prendas" é então uma palavra mais informal e comummente usada em contextos cotidianos ou mais informais.
"Presentes" já é um termo mais formal e neutro, muitas vezes usado em contextos mais formais ou escritos.

No entanto ambas as palavras são igualmente compreendidas e aceites em Portugal, portanto, a escolha depende do contexto e da sua preferência pessoal.

Prendas ou Presentes?

Prendas ou Presentes?

A Lusijoia

Na Lusijoia estamos em constante atualização, portanto, as tendências de joias para 2024 já estão na nossa loja online e na nossa loja física esperando por si para as experimentar.
Note que todas as nossas peças se encontram devidamente contrastadas pela INCM o que certifica a procedência do ouro das nossas joias. Por isso, connosco pode comprar até de olhos fechados!

Além disso, disponibilizamos diferentes formas de pagamentos e, se tiver qualquer dúvida, fale connosco ou peça uma chamada para si, aqui mesmo no nosso site. Nós ligamos !

-----------------------------------------------------------------------------------------------------