As pedras preciosas, com a sua beleza deslumbrante e cores vibrantes, têm encantado a humanidade desde há séculos. No entanto, o que muitos de nós talvez não saibamos é que essas cores não são apenas esteticamente agradáveis, elas também carregam significados e emoções profundas. A psicologia das cores em pedras preciosas é um campo fascinante que explora como diferentes tons podem evocar reações emocionais e até mesmo influenciar o nosso estado de espírito.

Ao escolher uma joia, a cor da pedra preciosa é um dos elementos mais cativantes e significativos a considerar. No entanto, para além da estética que atrai o olhar, sabia que a cor também pode ter impacto na forma como sentimos e percebemos o mundo? No mundo da psicologia, este fenómeno é conhecido como psicologia da cor. Aplicando este conceito, podemos tornar a experiência de escolher as pedras para as suas jóias muito mais pessoal e significativa. Vamos explorar como?


Compreender a psicologia das cores

Compreender a psicologia das cores

A psicologia das cores consiste no estudo de como as cores influenciam o comportamento humano, incluindo as nossas emoções e os nossos pensamentos. Cada cor tem um significado e, psicologicamente, pode influenciar o nosso estado de espírito e também as nossas perspetivas.

Vamos então ver algumas cores populares em pedras preciosas e o que elas representam:


1. O Vermelho Intenso da Paixão: Rubis e Granadas

A cor rubi, um vermelho intenso que simboliza o amor, a paixão e o poder.
Rubis e granadas, com as suas tonalidades ricas e intensas, são frequentemente associados a emoções ardentes. Estas pedras preciosas não se limitam a capturar a atenção de todos os olhares, mas também transmitem energia, vitalidade e amor profundo.
​​Brincos Pendentes Pedra Vermelha de Ouro 9K
Anel Pedra Vermelha em Ouro 9K Amarelo
Anel Escarlate Prata 925 com Zircónias

 

2. A Serenidade do Azul: Safiras e Topázios Azuis

A cor da safira e da água-marinha que evoca tranquilidade, lealdade e sabedoria.
O azul suave das safiras e topázios azuis evoca tranquilidade e serenidade. Estas pedras são frequentemente associadas ao céu e ao mar, trazendo uma sensação de calma e clareza mental. Usar uma safira ou um topázio azul pode ajudar a aliviar o stress e a ansiedade, proporcionando uma sensação de paz interior.
Anel Corrente Pedra Azul de Ouro 19K Zircónias
Brincos Laçarote de Ouro Amarelo 19K Pedra Azul


3. A Energia Vibrante do Verde: Esmeraldas e Peridotos

A cor da esmeralda que nutre uma ligação com a natureza, simbolizando a cura e o crescimento. O verde é a cor da natureza e da renovação. Esmeraldas e peridotos, com os seus tons exuberantes de verde, estão ligados à vitalidade, crescimento e equilíbrio. Estas pedras preciosas podem revigorar e revitalizar, além de simbolizarem esperança e renovação.
Brincos Gotas Verde Esmeralda 27mm em Ouro Amarelo 19K Zircónias
Colar de Prata Dourada e Pedras Verdes
Anel Coração Pedra Verde de Ouro 9K Amarelo e Zircónias


4. Alegria e Vitalidade do Amarelo: Citrinos e Diamantes Amarelos

O amarelo brilhante dos citrinos e diamantes amarelos irradia alegria e positividade. Estas pedras preciosas são como raios de sol encapsulados, trazendo energia e vitalidade. Usar citrinos ou diamantes amarelos pode levantar o ânimo e espalhar uma sensação contagiante de felicidade.

5. A Pureza e Clareza do Branco: Diamantes e Safiras Brancas

O branco é a cor da pureza e da clareza. Diamantes e safiras brancas representam elegância intemporal e simplicidade sofisticada. Estas pedras preciosas refletem a luz de uma forma única, simbolizando pureza de pensamentos e de intenções.


Escolher a cor das pedras nas suas jóias

Escolher a cor das pedras nas suas jóias

As pedras preciosas transcendem a beleza física, elas têm o poder de nos influenciar emocionalmente e nos conectar com significados profundos. Ao escolher uma joia com base na psicologia das cores, podemos não realçar o nosso estilo, mas também expressar emoções, valores e intenções. Cada vez que usamos uma pedra preciosa, estamos a transportar connosco um pedaço da natureza e das suas energias sutis, transformando as joias de simples adornos, em portadoras de histórias e de emoções.
Então, da próxima vez que escolher uma joia com uma pedra preciosa, lembre-se de que você a selecionar não apenas uma cor bonita, mas uma experiência emocional que pode enriquecer a sua vida de formas surpreendentes. De rubis apaixonados a safiras serenas, as cores das pedras preciosas são um tesouro de significados à espera de serem descobertos.

Agora que já entende um pouco mais sobre a psicologia das cores, poderá pôr o conceito em prática ao escolher a pedra para a sua próxima peça de joalharia. Aqui estão algumas questões a considerar:

  • Qual das cores acima reflete mais a sua personalidade ou a mensagem que quer transmitir
  • Prefere optar por uma cor que a relaxe (como o azul) ou por uma cor que expressa amor e paixão (como o vermelho)?
  • Pensa no significado da cor quando usa uma joia com pedra(s) colorida(s)?

Escolher a(s) pedra(s) das suas joias com base na psicologia das cores proporciona a oportunidade de expressar a sua personalidade e, ao mesmo tempo, o seu estado de espírito de uma forma especial e muito significativa.


Explore a versatilidade das cores na Lusijoia

Explore a versatilidade das cores na Lusijoia

Na Lusijoia temos uma variedade incrível de jóias com pedras preciosas de todas as cores. Cada peça é cuidadosamente pensada para realçar a beleza da(s) pedra(s), dando-lhe o máximo de brilho e de significado.

Acrescente uma dimensão extra à sua escolha de jóias, considerando a psicologia das cores. Não só terá uma peça bonita para usar, mas também uma que se relaciona com o seu estado de espírito e personalidade. Faça uma escolha mais consciente e significativa com a Lusijoia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o nosso Blog para conhecer em primeira mão mais publicações relacionadas com o mundo da joalharia!

Subscreva a nossa Newsletter e, a cada duas semanas terá novidades da nossa parte no seu email.

Explore o nosso Site e aprecie as muitas peças em ouro português, incluídas nas tendências mais atuais do setor.

Acompanhe as nossas Redes Sociais para mais inspiração na hora de compor os seus looks do dia-a-dia.