Quer fazer algum dinheiro de forma rápida e fácil?

Porque não pensa em vender o seu ouro?

O ouro sempre foi um ativo valioso, desempenhando um papel crucial nas transações comerciais e como reserva de valor. Conhecer os diferentes tipos de ouro disponíveis e como podem ser convertidos em dinheiro é fundamental para quem deseja explorar esta forma de investimento ou troca.
Em termos económicos, é considerado um dos mais seguros investimentos e usado por muitas pessoas de forma a salvaguardar as suas posses contra os efeitos negativos da inflação.

De forma a ter o máximo de lucro com a venda do seu ouro, primeiro deverá saber quanto é que as suas peças valem!
Aprenda a identificar quais os quilates de cada peça (por norma o número de quilates encontra-se gravado na própria peça). Ou então, peça a um avaliador certificado que as avalie e lhe dê uma estimativa de preço. Por norma, quanto maior o número de quilates, maior será o valor da peça. Outro fator importante a ter em conta é o peso.

Vender o seu Ouro é um processo fácil, mas tenha atenção sobre quem seleciona para esse efeito.
Agora que já sabe um pouco mais sobre o processo de venda do ouro, deixamos uma pequena lista do tipo de itens que pode vender.

Ouro de 24 quilates (24K): O mais Puro e Luxuoso

O ouro 24K é considerado o mais puro. Composto por 99,9% de ouro, é extremamente macio e maleável. Devido à sua pureza, é altamente valorizado, mas, também devido a alguma fragilidade, é menos utilizado em joalharia. Quando se trata de trocar ouro por dinheiro, o ouro de 24 quilates tende a ter um valor mais alto por grama em comparação com outras formas de ouro, devido à sua pureza. No entanto, note que a liquidez deste tipo de ouro pode variar dependendo do mercado e das preferências dos compradores.

Ouro de 22, 18, 14 e 10 quilates: Variações de Pureza

O ouro com menores quilates tem menor teor de ouro puro e maior quantidade de ligas metálicas, tornando-o mais resistente e durável. O ouro 18K é muito comum em joalharia, sendo uma escolha muito popular para anéis, brincos e colares. Estas variações são amplamente aceites para troca por dinheiro, embora o valor varie com base na pureza (e outros fatores).
Embora o ouro de 22K, 18K e 14K sejam frequentemente utilizados em joalharia, o valor de troca por dinheiro pode variar devido à menor pureza em comparação com ouro 24K. Ainda assim, estes tipos de ouro são amplamente aceites e podem ser facilmente vendidos. 

Ouro Branco, Rosa e Amarelo: Variações de Cor

A cor do ouro é influenciada pelas ligas metálicas adicionadas à sua composição. O ouro amarelo é o mais tradicional, enquanto o ouro branco é obtido adicionando metais como paládio ou prata. Já o ouro rosa, resulta da adição de cobre. Qualquer uma destas variações pode ser trocada por dinheiro, com valores determinados com base na procura e no mercado.
Estas variações de cor do ouro oferecem opções versáteis para a criação de joias. Tal como ja´referido, o processo de criação das diferentes cores envolve a combinação de ouro puro com ligas metálicas específicas, resultando em tons distintos que correspondem a preferências individuais de estilo e às tendências da moda.
Ao trocar estes tipos de ouro por dinheiro, é importante estar ciente de que o valor de mercado pode variar de acordo com a procura e as preferência dos consumidores. Cada variação de cor pode ter o seu próprio valor estético e, consequentemente, influenciar o valor de revenda. É essencial avaliar a qualidade e a autenticidade destes tipos de ouro ao realizar a sua transação.

Ouro de Investimento e Barras de Ouro

O ouro de investimento é vendido em formas padronizadas, como barras ou moedas, e é utilizado principalmente para investimento. Estas peças têm um valor baseado no peso e na pureza do ouro. Podem ser facilmente trocadas por dinheiro em casas de câmbio, joalharias credenciadas ou bancos especializados.Tanto o ouro de investimento como as barras de ouro têm o seu valor baseado principalmente no peso e na pureza do ouro que contêm. A compra e venda destes tipos de ouro costuma ser baseada nas cotações diárias do mercado global de ouro.
Ao trocar ouro de investimento ou barras de ouro por dinheiro, é essencial fazê-lo em locais confiáveis, como instituições financeiras respeitáveis, casas de câmbio especializadas em metais preciosos ou Joalharia devidamente credenciadas e  reconhecidas. Isso garante uma transação segura e justa, com base nas cotações atualizadas do mercado de ouro.

Moedas de Ouro

As moedas de ouro são usadas quer por colecionadores, quer por investidores. São fáceis de transportar e de guardar e, portanto, também são fáceis de vender. As moedas de ouro, por norma, são cunhadas por governos ou instituições financeiras reconhecidas, garantindo a sua autenticidade e qualidade.
Enquanto o valor de face das moedas pode ser nominal, o valor real está na quantidade de ouro puro que contêm. Em momentos de alta procura por ouro, o valor de revenda pode ser significativamente maior do que o valor de face. Mais uma vez, ao trocar moedas de ouro por dinheiro é importante fazê-lo em locais confiáveis, o que garante uma transação justa com base nas cotações atualizadas do mercado de ouro.

Joias em Ouro

As Joias de Ouro nunca passam de moda. Podem ser fios, colares, pendentes, pulseiras, anéis, alfinetes de peito, relógios, etc. São uma forma popular e valiosa de utilizar esse metal precioso para criar peças ornamentais, muitas vezes incorporando pedras preciosas ou semipreciosas, como diamantes, rubis, safiras, esmeraldas, entre outras, aumentando ainda mais o seu valor e o apelo estético. As joias em ouro são frequentemente adquiridas como presentes especiais, simbolizando sentimentos de apreço, amor ou celebração. Sabemos que as joias em ouro têm valor tanto estético quanto monetário. Além de serem apreciadas pela sua beleza, também podem ser uma forma de investimento devido ao valor intrínseco do ouro nelas contido.
Ao trocar joias de ouro por dinheiro, o valor dependerá não apenas do peso do ouro, mas também do design, da marca, da pureza e da condição da peça. É aconselhável procurar uma avaliação profissional em joalharias respeitáveis e credenciadas para garantir uma transação justa, correta e que representa a melhor opção para si.

Restos de Ouro

Restos de Ouro não são lixo e também têm valor. Caso possua peças partidas, desirmanadas, quebradas ou que pareçam estar em muito mau estado, essas peças podem ser recicladas para obter novas peças em ouro. Os restos de ouro podem ser enviados para refinadoras especializadas, onde são fundidos e refinados para extrair o ouro puro neles contido. Portanto, saiba que poderá facilmente vender restos de ouro e obter algum rendimento extra, dado que não irá dar uso a essas peças ou aos restos de ouro que possa guardar. Os restos de ouro podem representar uma fonte adicional de renda ou serem utilizados como crédito para futuras compras de joias. 

Trocar Ouro por Dinheiro

Como Trocar Ouro por Dinheiro

A venda de ouro por dinheiro pode ser feita em diversos locais, desde joalharias, casas de penhores e instituições financeiras. As cotações variam conforme o tipo de ouro, o peso, a pureza e as condições do mercado. Ao trocar ouro por dinheiro, é importante pesquisar e comparar as taxas oferecidas em diferentes locais para obter o melhor valor.
Após escolher onde trocar o seu ouro, leve-o ao local escolhido. Em alternativa, poderá enviar fotos das peças, juntamente com o máximo de informações sobre as mesmas. O avaliador irá analisar o ouro, verificar a sua autenticidade, medir o seu peso e avaliar a sua pureza. Com base nessa avaliação, ser-lhe-á oferecido um valor correspondente de acordo com a cotação atual do ouro.

Aconselhamos a que opte sempre por uma entidade certificada pela INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda) para fazer a sua troca. A Lusijoia é um Avaliador Certificado INCM, pelo que poderá confiar-nos o seu Ouro com toda a comodidade, transparência e com a certeza de que obterá uma avaliação justa e segundo a cotação diária do ouro. Na Lusijoia, valorizamos o seu Ouro Usado e Ouvimos a História por detrás de cada peça!
Basta que nos contacte através do nosso website no formulário que disponibilizamos para esse efeito, ou através dos nossos outros contactos como telefone, whatsapp ou email.

Negociação e Pagamento

Após a avaliação, poderá negociar o preço oferecido, se achar necessário. Se estiver satisfeito com a oferta, poderá aceitá-la e receber o pagamento. Geralmente, o pagamento é feito em dinheiro ou através de depósito bancário, dependendo do local de troca. É obrigatório que tenha um documento de identificação no ato da venda.

Dicas Importantes:

  • Esteja informado sobre os fatores que influenciam o valor do ouro para obter o melhor valor pelas suas peças.
  • Esteja ciente da eventualidade de haver taxas ou comissões cobradas pelo serviço de avaliação e compra.
  • Certifique-se de realizar a troca em locais confiáveis e respeitáveis.

Conclusão

O ouro é um ativo valioso e versátil, podendo ser uma forma de investimento ou uma reserva financeira. Entender os diferentes tipos de ouro disponíveis, a sua pureza e as opções de troca por dinheiro é essencial, para poder tomar decisões mais informadas sobre como e quando trocar o seu ouro.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o nosso Blog para conhecer em primeira mão mais publicações relacionadas com o mundo da joalharia!

Subscreva a nossa Newsletter e, a cada duas semanas terá novidades da nossa parte no seu email.

Explore o nosso Site e aprecie as muitas peças em ouro português, incluídas nas tendências mais atuais do setor.

Acompanhe as nossas Redes Sociais para mais inspiração na hora de compor os seus looks do dia-a-dia.