Dicas de como comprar, avaliar a autenticidade e cuidar de Joias Vintage

As joias vintage são peças antigas que geralmente têm mais de 20 anos de idade e são bastante valorizadas pela sua história, design e raridade.
É considerada joia vintage qualquer joia que tenha sido fabricada e usada por alguém a partir do ano 1900 e que pode ou não estar ainda no mercado para venda. As joias vintage abrangem o século passado, ou seja, precisam ter mais de 20 anos e menos de 100 anos de idade. Uma joia que tenha sido confeccionada antes de 1900 já é considerada uma joia antiga e não vintage. Comprar joias vintage pode ser um investimento valioso para colecionadores, bem como para pessoas que procuram e apreciam algo único e com um toque de personalidade nas suas peças de joalharia.

Ao comprar joias vintage, é importante verificar a autenticidade da peça.
Algumas dicas para avaliar a autenticidade incluem verificar a marca do fabricante, procurar por marcas de desgaste ou arranhões que sejam coerentes com a idade da peça, e verificar se têm pedras e metais preciosos genuínos. Uma boa forma de avaliar a autenticidade é falar um avaliador profissional de joias vintage ou uma joalharia da sua confiança e totalmente capacitada para o efeito como a Lusijoia.Podemos avaliar a autenticidade da peça, bem como fornecer uma avaliação do valor de mercado da joia em causa.

Cuidar de joias vintage também é importante para as manter nas melhores condições. Evite usar produtos químicos agressivos para limpar as suas joias, pois isso pode danificar as pedras e os metais preciosos. Em vez disso, use uma solução suave de água morna e sabão neutro, e limpe-as com um pano macio.

Além disso, é recomendável que as guarde separadamente das suas outras peças de joalharia e que as proteja da humidade e da luz direta do sol. Armazená-las numa caixa de joias macia ou num saco de tecido é sempre uma boa opção.


História e Contextualização da Joalharia Vintage

A joalharia vintage é caracterizada por soluções elegantes e incomuns que vieram até nós do passado. A palavra "vintage" é de origem francesa e foi usada no passado entre os produtores de vinho. Acredita-se que as joias vintage, assim como os vinhos de qualidade, ficam melhores e mais valiosas com o passar dos anos.
As joias vintage são tão frequentemente adquiridas por divas e personalidades famosas, porque cada peça é única e muito elegante. atualmente as joias vintage são bastante populares entre as mulheres de todas as idades e podem ser um destaque de qualquer imagem e complementar um look na perfeição. Estas joias são geralmente usadas em saídas juntas com um vestido ou um conjunto mais elegante.

As joias usadas tornaram-se populares nos anos 20 do século passado, durante a Grande Depressão Americana, quando a crise atingiu até os estratos mais altos da população. Naquela época, poucos podiam comprar jóias com minerais valiosos e joias novas. Nos Estados Unidos começaram a aparecer lojas com jóias que tinham pertencido a outra pessoa e que os designers da época faziam à mão.
O próximo país a adotar a moda de jóias vintage foi a França. Graças à famosa Coco Chanel, em que ela tentou provar que, para parecer luxuosa, não é necessário usar jóias caras e/ou novas. Muitas atrizes e cantores famosos começaram então a usar jóias vintage. Depois disso, todos os fashionistas tentaram obter a mais elegante e mais incomum joalharia possível.

Atualmente, as verdadeiras peças vintage são joias que existem há mais de trinta anos. Estas joias têm o preço mais alto, e nem todas as mulheres adeptas desta moda podem comprar tal ornamento para si, embora as apreciem enormemente. Muitas mulheres modernas também usam peças vintage que herdaram, por exemplo, das suas avós.
Se, no seu caso, não herdou joias dos seus parentes, isso não é motivo para frustração, porque existem várias opções de joias vintage à disposição no mercado. 
Não tenha medo de combinar elementos mais modernos na sua imagem com joias vintage. Esta combinação é bastante aceitável e regra geral, bastante atrativa. Mas, caso não se sinta à vontade para explorar combinações, é mais seguro então usar joias clássicas em combinação com as joias antigas. Também é importante não usar ao mesmo tempo muitas peças ao mesmo tempo. Se, por exemplo, usar um broche estilo vintage, deve selecionar uns brincos mais simples e ao mesmo tempo adequados e um anel de estilo bem clássico.

Joias Vintage

Iris Apfel tem mais de 100 anos de vida e exala alegria, exuberância e muito, muito estilo


Pendentes, Medalhões e Brincos detalhados

Pendentes e medalhões vintage  são muitas vezes decorados com pedras grandes. Pode, por exemplo, usar um pingente vintage numa bela corrente ou mesmo dar um toque irreverente e usar uma fita de veludo preto. 
Nas passarelas internacionais das temporadas mais recentes, joias com visual vintage têm aparecido com bastante ênfase. Estas peças que parecem verdadeiras heranças de família representam um visual sofisticado e fazem o maior sucesso por aqui também. Nos desfiles da Marchesa, em Nova York, e da Gucci, em Milão, foram apresentados brincos super detalhados, que apesar do visual vintage ficaram super atuais nas produções das modelos. Que tal inspirar-se nessas peças e começar também a usar?
Se prefere usar anéis inspirados em joias vintage, a nossa dica é apostar em modelos de prata envelhecida com marcassitas. Quanto mais detalhado o trabalho na prata, mais sofisticado será o anel.  

Aposte em Ouro Usado

Eis algumas das vantagens de comprar Ouro em Segunda Mão:

  • Preço mais acessível: o ouro usado pode ser mais acessível em termos de preço em comparação com o ouro novo, uma vez que o preço é geralmente baseado no valor do metal puro, e não em fatores como a marca ou a origem.
  • Maior variedade: quando compra ouro usado, há uma maior probabilidade de encontrar peças únicas ou antigas que podem não estar disponíveis como novas.
  • Qualidade comprovada: o ouro usado já foi testado quanto à autenticidade e à qualidade, o que significa que não precisa de se preocupar com fraudes ou materiais de qualidade inferior.
  • Sustentabilidade: comprar ouro usado é uma escolha sustentável, pois está a adquirir algo que já existe e, portanto, não contribui para a extração adicional de ouro.
  • Valor de colecionador: se está à procura de uma peça de ouro com valor de colecionador, o ouro usado pode ser uma ótima opção, pois muitas vezes estas peças já não estão em produção e valorizam com o tempo.

Joias Vintage

 

Em resumo, as joias vintage são peças únicas e valiosas, mas é importante avaliar a autenticidade e cuidar delas adequadamente para garantir que durem por muitos anos. Encontrar um avaliador profissional e usar métodos de limpeza suaves pode ajudar a proteger e a manter a beleza destas peças tão preciosas.


A Lusijoia

Na Lusijoia estamos em constante atualização, portanto, as tendências de joias para 2023 já estão na nossa loja online e na nossa loja física esperando por si para as experimentar. Note também, que todas as nossas peças se encontram devidamente contrastadas pela INCM o que certifica a procedência do ouro das nossas joias. Por isso, aqui pode comprar até de olhos fechados!

Além disso, disponibilizamos diferentes formas de pagamentos e, se tiver qualquer dúvida, fale connosco ou peça uma chamada para si, aqui mesmo no nosso site. Nós ligamos para si!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------