Conhece as vantagens de ter peças ocas ou maciças?

O ouro é a matéria-prima mais utilizada na produção de joias, pois aporta brilho e sofisticação para a joia em causa, além de garantir que tenha uma maior durabilidade. Por norma, o ouro gera algumas dúvidas, principalmente quanto ao tipo e à composição. Confira este post e fique a saber um pouco mais sobre este material tão nobre!
Já aqui temos falado sobre o ouro, como a composição, os kilates e as tonalidades que pode apresentar. O ouro é o material mais nobre utilizado em joias, pois é resistente à corrosão por ácidos e outros sais. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o ouro tem ainda outras características quanto ao seu tipo, ou seja, se é maciço ou oco o que influencia, principalmente quanto ao preço e à maleabilidade da peça.

PEÇAS OCAS

PEÇAS MACIÇAS


Peças Ocas

As peças fabricadas com ouro oco apresentam, por norma, um visual mais vistoso dado terem menos peso que as maciças. Por isso, os artesãos podem dar asas à criatividade e realizar trabalhos bem elaborados que fazem qualquer pessoa que as use este tipo de joias sobressair nas multidão.
As joias ocas são um pouco mais frágeis que as maciças e, normalmente, aceitam solda ou algum tipo de conserto. Para saber se a sua joia é feita com ouro oco, observe se ela possui algum furo. Se possuir, é oca. No caso dos brincos de argola, na grande maioria são ocos, até por uma questão de conforto. Uma argola grande, maciça, pesa na orelha e pode machucar. Já a oca é muito mais confortável.

Joias Ocas ou Joias Maciças

Peças Maciças

O ouro utilizado na fabricação de joias maciças é, na verdade, uma liga, ou seja, uma mistura de materiais, pois o ouro puro é um material extremamente maleável. A mistura de metais confere, além de maleabilidade, durabilidade à joia a produzir.
As peças fabricadas em ouro maciço têm mais peso que as ocas e são peças bem mais duradouras. Também amolgam muito menos devido à sua consistência e robustez.
A joia em ouro maciço é a melhor opção para quem pretende uma peça que dure por muitos anos, que passe de geração em geração e sempre com certificado de garantia.

Joias Ocas ou Joias Maciças

Qual a diferença entre Joias Ocas e Joias Maciças?

Além do que já mencionamos acima, o preço também é um grande fator diferenciador, já que a quantidade de ouro usada na peça varia muito. Então, como é lógico, uma joia oca apresentará valores menores.
Se comparada com uma joia maciça, as peças fabricadas em ouro oco, possuem menor durabilidade e, geralmente, sofrem com a ação do tempo. No entanto são mais maleáveis que as maciças.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se gostou deste artigo, navegue pelo nosso site para conhecer todas as nossas gamas em ouro. Explore as nossas peças, incluídas nas tendências atuais da joalharia.

Acompanhe as nossas redes sociais para muita inspiração na hora de compor os seus looks e ficar a par de todas as nossas novidades.

Não se esqueça também de subscrever a nossa Newsletter!