Como conservar os seus anéis perfeitos

Os anéis são acessórios que deixam as nossas mãos e dedos sempre lindos, e muito mais elegantes, não acham?
Comprar uma joia é um sonho de consumo para muitas pessoas. E, por isso, é preciso cuidar delas com muito carinho. 
Quer se trate de joias, de semijoias ou quer se trate de bijutaria, é importante termos alguns cuidados com os nossos anéis para que durem muito tempo e tenham sempre um aspeto novo. Abaixo fornecemos algumas dicas úteis sobre os cuidados a ter com os anéis que irão ajudar a conservá-los em beleza!
Afinal uma joia fabricada num metal nobre dura para sempre...e atravessa gerações.
Se tiver alguns cuidados básicos na manutenção e na manipulação das suas joias (neste caso dos seus anéis) prolongará bastante o seu aspeto original.

Como limpar e guardar os anéis

Recomendamos que limpe sempre os anéis depois de os tirar. Desta forma ficarão brilhantes por mais tempo, além de impedirmos que alguma sujidade se infiltre e manche as peças.
Para proceder à limpeza basta passar uma flanela ou um pano limpo e seco fazendo movimentos delicados e circulares.
Depois da limpeza, é importante guardar os anéis na sua caixa ou num porta-joias que tenha separações. Assim, caso mude a caixa de lugar, não há perigo do anel bater noutro acessório e, eventualmente, ficar com arranhões.
E sabia que é muito bom colocarmos um pedacinho de giz de cera branco no porta-joias? Pois é!
Este simples material escolar (às vezes até temos em casa para os nossos filhos brincarem) absorve perfeitamente a humidade do ar. E os anéis não escurecem nem ficam embaciadas.
Ótimo truque, não concordam?
Além disso, é aconselhável optar por caixas com aberturas. Os anéis precisam de ficar num lugar bem ventilado pra não ganharem mofo ou ressecarem, principalmente se tiverem pedras preciosas embutidas como, por exemplo, pérolas ou esmeraldas.

Cuidados a ter para os anéis não perderem o brilho

Com o passar do tempo e com o uso as peças de ouro ou de prata têm tendência a oxidar e a riscar. Para que fiquem bonitas por mais tempo evite o contacto dessas peças com superfícies abrasivas, com cosméticos, químicos e banhos, sobretudo os banhos de mar e de piscina.

Principalmente as bijuterias também tendem a escurecer com o uso. Uma dica para que as peças fique novamente bem brilhantes novamente é fazer movimentos muito suaves recorrendo a um simples esfregão palha de aço. Mas atenção!!! isso não é válido para joias, ok? É que a prata e o ouro são materiais sensíveis e podem acabar com riscos.

Quanto às joias, os anéis prateados podem ser limpos facilmente usando um pano suave ou um produto próprio. No entanto há que ter cuidados acrescidos na limpeza dos anéos dourados ou escurecidos artificialmente. No caso dos anéis banhados de ouro, é possível levá-los a uma joalheria - por exemplo à Lusijoia -  para lhes dar um novo banho sempre que perceber que a peça está a perder o brilho. Verá que ficará como nova em folha!
Se preferir tratar dos seus anéis em casa, para anéis sem pedras faça uma mistura de água e de bicarbonato de sódio. Deixe a sua joia de molho alguns minutos nessa mistura e depois passe-a bem por água limpa e seque-a.
No caso do anéis com pedras, lave-os com água morna (não quente), detergente neutro e esfregue com uma escovinha macia. Depois, passe-os por água morna e mergulhe-os em álcool (exceto as esmeraldas). Deixe o anel secar naturalmente sobre lenços de papel.
Anéis com esmeraldas precisam de cuidados especiais. Lave a sua joia com sabão neutro e água fria. Seque com lenços de papel, friccionando levemente. Não esfregue!
Anéis com pérolas ou madrepérolas devem ser limpos com flanela ou algodão seco. Este procedimento elimina resíduos de suor e cosméticos. Para dar brilho, friccione as pérolas ou madrepérolas com azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Saiba qual o seu tamanho exato de dedo

Precisa de ajuda para saber quais as medidas exatas dos dedos nos quais pretende usar anéis?
Leia o nosso artigo "Qual a medida do seu anel?"

Cuidados com os anéis


O que não fazer quando usar os seus anéis

Usar os anéis quando vamos dormir não é recomendado, porque, mesmo sem querermos podemos fazer algum movimento brusco e, por exemplo, batermos com a mão na parede ou nalgum móvel do quarto. Além de nos podermos magoar, é possível que quebremos alguma pedra ou que estraguemos algum detalhe da peça.

Também recomendamos que evite molhar os seus anéis. No caso das joias, o excesso de água acaba por as descolorir com o tempo. Obviamente que não estamos a falar do simples hábito de lavar as mãos. Nesse caso a quantidade de água usada e a duração de tempo em que os anéis ficam submersos não é capaz de provocar dano. No entanto, recomendamos à mesmo que seque bem as mãos e os anéis após a lavagem.

Quanto estiver a colocar o seu perfume ou a colocar hidratante no corpo, são outras suas situações em que recomendamos que tire momentãneamente os seus anéis. Isso porque o álcool contido nos perfumes e os ingredientes dos cremes podem estragar materiais de metal. Espere que a sua pele seque por completo antes de colocar novamente o acessório, combinado? Vá tomar um café acabadinho de fazer, por exemplo :)

Ah...e nunca (mas nunca mesmo) se lembre de usar colas para colocar novamente alguma pedrinha que caiu porque as colas corroem os metais. Traga-nos a peça e nós tratamos dela com todo o carinho!

O que não fazer de todo

Nunca ferva água para deixar anéis de molho ou lavar. O calor excessivo não faz bem às joias em geral.
Não deixe os anéis de molho com produtos químicos, como, por exemplo, detergentes.

 

Recomendações

  • Evite situações que possam arranhar ou quebrar os seus anéis;
  • Retire o anel para executar serviços manuais e/ou que envolvam água, produtos químicos, cosméticos e medicamentos;
  • Não deixe os seus anéis expostos ao sol e ao calor;
  • Coloque os seus anéis 15 minutos após ter colocado perfume;
  • Os anéis devem ser guardadas separadamente;
  • Se possuir um porta-joias para todas as peças, separe-as com veludo ou envoltas em flanela macia;
  • Nunca guarde os seus anéis em sacos plásticos;
  • Guarde os seus anéis em locais arejados. 

Ficou com vontade de alargar a sua própria combinação de anéis? Então dê uma vista de olhos à "Coleção de anéis lusijoia" e inspire-se! Atreva-se com diferentes combinações. Leia o nosso artigo "A combinação perfeita de anéis" para saber como tirar o máximo partido das suas peças e do que lhe transmitem a si e aos que a rodeiam.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

A Lusijoia

Na Lusijoia estamos em constante atualização, portanto, as tendências de joias para 2023 já estão na nossa loja online e na nossa loja física esperando por si para as experimentar. Note também, que todas as nossas peças se encontram devidamente contrastadas pela INCM o que certifica a procedência do ouro das nossas joias. Por isso, aqui pode comprar até de olhos fechados!

Além disso, disponibilizamos diferentes formas de pagamentos e, se tiver qualquer dúvida, fale connosco ou peça uma chamada para si, aqui mesmo no nosso site. Nós ligamos para si!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------